Ofertas na Amazon!


Botocudos



Licenciador: Domínio Público
País de origem: Brasil


Lista de revistas com participação de Botocudos

Os índios botocudos são hoje representados pelos crenaques (ou krenaks, também chamados “os últimos botocudos do leste”, ou boruns) e vivem em áreas indígenas nos estados de Mato Grosso, de Minas Gerais e de São Paulo. Os crenaques pertencem ao tronco linguístico macro-jê. Restam apenas 350 índios crenaques no vale do rio Doce, no estado de Minas Gerais (dados da Funasa, Fundação Nacional de Saúde, de 2010).

Imagens de homens botocudo datadas entre 1890 e 1923. Eles usavam grandes botoques nos lábios e nas orelhas.
Frank and Frances Carpenter Collection/Library of Congress, Washington, D.C. (cph 3b34602)
Os tupis chamavam-nos de aimorés. O nome “botocudo” foi dado pelos colonizadores portugueses porque esses índios usavam botoques nas orelhas e nos lábios.

Centenas de anos atrás, os botocudos habitavam uma área extensa do Recôncavo Baiano. Foram expulsos dali pelos tupis e, ao longo do tempo, marcharam em direção ao sul. Os primeiros contatos entre portugueses e botocudos datam do século XVI. Esses índios eram apontados como grandes guerreiros e, por essa razão, muito temidos. Foram tidos como antropófagos, mas ainda não existe comprovação de que comessem carne humana.

Na época da colonização, sofreram perseguições e ataques de outros grupos indígenas e da coroa portuguesa, pois viviam em áreas consideradas estratégicas pelos colonizadores. No século XIX, habitavam áreas próximas ao rio Doce, nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.





Relate algum problema encontrado nesse grupo

  • Marcos Nash
  • Adicionado por
    Marcos Nash
    em 24/03/2020 15:14:00