Vertigo: Além do Limiar


Bomba-Humana



Nome: Roy Lincoln
Nome original: Human Bomb
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Paul Gustavson

Lista de revistas com participação de Bomba-Humana

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Police Comics (1941)  n° 1 - Quality Comics
(acima, o personagem desenhado provavelmente por Jim Shelley)

Esse super-herói das antigas surgiu no nº 1 do gibi “Police Comics”, da editora Quality, com data de agosto de 1941 na capa,.

Quando o jovem cientista Roy Lincoln ingere o 27-QRX — um explosivo químico experimental — para que não caia nas mãos de uma nação estrangeira, ele ganha a habilidade de explodir qualquer objeto que toca, especialmente com as mãos. A única maneira de impedir as explosões é usando uma luva feita de fibras de cera. Lincoln resolve então fazer um uniforme de proteção, todo confeccionado daquele material, para combater nazistas e japoneses. Com o tempo, ele conseguiu controlar as explosões, não precisando mais das luvas, mas as usando mesmo assim, como parte do uniforme.

Quando a editora Quality saiu do mercado, em 1956, a concorrente DC adquiriu os direitos do Bomba-Humana e de outros heróis daquela empresa, relançando-os em 1973, nas páginas da revista da “Liga da Justiça” (nº 107). Esses heróis da Quality foram chamados pela DC de “Os Combatentes da Liberdade” e foi explicado aos leitores que eles faziam parte da Terra-X, um planeta semelhante ao nosso, em outra dimensão (como um espelho), onde os nazistas ganharam a Guerra.

Durante uma daquelas eternas reformulações da DC para consertar sua complicada cronologia (a série “Crise Infinita”, 2005), o Bomba foi morto por um inimigo de “Superman”, o monstro Bizarro, na ocasião membro da “Sociedade Secreta dos Super Vilões”.

- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse personagem