Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(59)
A
(2996)
B
(2673)
C
(4022)
D
(2845)
E
(1476)
F
(1465)
G
(2070)
H
(1569)
I
(799)
J
(2148)
K
(1311)
L
(1917)
M
(3817)
N
(1066)
O
(763)
P
(2553)
Q
(189)
R
(2246)
S
(4004)
T
(2692)
U
(310)
V
(935)
W
(521)
X
(284)
Y
(259)
Z
(616)
Blueberry
Nome original:
Blueberry
Licenciador:
Dargaud
País de origem:
França
Criado por:
Jean Giraud - ‘Moebius’
,
Jean-Michel Charlier
Lista de revistas com participação de Blueberry
Primeira aparição no:
País de origem
Brasil
Em 1962, durante uma viagem aos Estados Unidos para escrever uma série de reportagens, o roteirista belga Jean-Michel Charlier conheceu a tribo Pueblo.
Na década de 1950, ele já havia redigido faroestes, mas foi o contato com esses índios que o estimulou a criar um western que se tornaria um marco dos quadrinhos mundiais.
Charlier procurou o renomado desenhista Jijé, com quem já trabalhara, porque ele era um grande conhecedor do gênero. No entanto, o criador da série "Jerry Spring" estava sobrecarregado e sugeriu que o roteirista contatasse um de seus pupilos, Jean Giraud, o mesmo rapaz que, alguns anos antes, havia pedido a Charlier que lhe escrevesse uma história do Velho Oeste e que, no futuro, assumiria o pseudônimo de Moebius.
Criado em 1963 para a revista "Pilote", Mike Steve Blueberry, um tenente da Cavalaria dos Estados Unidos, que não gosta do exército e prefere os nativo-americanos, vive histórias que se passam após a Guerra da Secessão. Porém, o sucesso foi tanto que houve histórias de sua juventude durante o conflito separatista.
No início, as tramas eram um típico bang-bang. Com o passar do tempo, tornaram-se um western pacifista, com o herói ficando cada vez mais ao lado dos índios.
Inspirado a princípio no semblante ator francês, Jean Paul Belmondo, Blueberry evoluiu fisica e psicologicamente com os anos. Ao longo dos muitos álbuns que desenhou, para retratar o herói, Giraud tomou emprestadas características de astros como Charles Bronson, Clint Eastwood, Arnold Schwarzenegger, Vincent Cassel e até Keith Richards.
Suas histórias muitas vezes têm, como pano de fundo, fatos reais, entre os quais as guerras indígenas, a construção da ferrovia transcontinental e o tiroteio do O.K. Curral. Não raro, retratam algumas personagens históricas como os chefes indígenas Cochise, Gerônimo e Touro Sentado, celebridades do Velho Oeste como Wild Bill Hickok e Wyatt Earp ou nomes reais do exército americano como os generais Crook e Dodge.
No Brasil, despontou, pela primeira vez, em meados dos anos 70, no especial "O Homem da Estrela de Prata", da editora Abril.
- Antônio Luiz Ribeiro e Jotapê Martins
Relate algum problema encontrado nesse grupo
Adicionado por
Guia dos Quadrinhos
em 05/03/2007 00:00:00
Editado por
jotape
,
Antônio Luiz Ribeiro
,
Amilton José de Oliveira
,
Antonio Pontes Junior
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*