Vertigo: Além do Limiar


Black Diamond



Nome: Bob Vale
Nome original: Black Diamond
Licenciador: Great Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: William Overgard

Lista de revistas com participação de Black Diamond

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Black Diamond Western (1949)  n° 9 - Lev Gleason
(acima, detalhe da capa de um gibi da Era de Ouro do personagem)

Criado em 1949, Black Diamond foi um daqueles heróis do qual só fanzineiro se lembra ainda, mas teve certo sucesso nos tempos em que os bichos falavam. Nos Estados Unidos, foi de 1949 a 1956, publicado pelo Lev Gleason. Quem escrevia as histórias era um cara chamado William Overgaard, que também desenhou algumas. Mas foi também desenhado por um montão: Al Luster, Dick Rockwell, Pete Morisi, Bob Fujitani, Charles Biro, Bill Walton e outros mais. O Alex Toth fazia as capas (lá nos EUA). Aqui saiu na “Aí, Mocinho!” (Ebal) do velho e bom Adolfo Aizen.

Na trama, um trem é atacado por simpáticos índios, que massacram todos os passageiros. Ou quase todos: sobrevivem o garoto Bob e o adulto Lloyd Vale. Após casar-se, o boa-praça Lloyd adota o rapaz, cujos pais morreram no ataque. 20 anos depois, Lloyd é assassinado por Jeff Hawkins, que, num golpe do destino, vem a ser justamente o planejador o ataque à caravana anos antes. Bob, agora adulto, parte para a vingança. Para proteger sua mãe adotiva de retaliações, ele usa uma máscara para não ser reconhecido e liquidar com Hawkins. As autoridades gostam daquele jovem mascarado e lhe oferecem o emprego de delegado. O misterioso justiceiro aceita, desde que ele possa trabalhar usando, além dos distintivo, sua peculiar máscara preta. Ele adota então o nome de “Black Diamond”, em referência ao diamante negro que Hawkins usava em sua aliança com os índios assassinos.

Curiosamente, o herói mascarado apareceu pela primeira vez no número 9 de um gibi chamado... “Black Diamond Western”. As edições anteriores tinham o título de “Desperado”. No número seguinte (o 10), Diamond encontrou um Hércules de circo chamado Bumper, que se tornou seu fiel parceiro de aventuras nos números seguintes. Outra figura constante nos episódios era o cavalo do herói. Embora o esperto equino não tivesse nome (era o cavalo e pronto), a editora fez um concurso entre os leitores e o nome escolhido foi “Reliapon” (“Branquinho”, na versão da Ebal).



(de uma carta de Márcio Costa para José Magnago, em 09/11/99)

Black Diamond



Relate algum problema encontrado nesse personagem