Vertigo: Além do Limiar


Bismarck



Nome: Otto Von Bismarck
Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Bismarck

Otto Eduard Leopold von Bismarck-Schönhausen, Príncipe de Bismarck, Duque de Lauenburg [1815-1898] foi nobre, diplomata, político prussiano e uma personalidade internacional de destaque do século XIX. Otto von Bismarck, o chanceler de ferro, foi o estadista mais importante da Alemanha do século XIX. Coube a ele lançar as bases do Segundo Império, ou 2º Reich (1871-1918), o que levou os países germânicos a conhecer pela primeira vez na sua história a existência de um Estado nacional único. Para unificar a Alemanha, Bismarck desprezou os recursos do liberalismo político e preferiu a política da força, assim como tomou firmes atitudes anticlericais contra a Igreja católica em uma política conhecida por Kulturkampf (luta pela cultura).

Enquanto primeiro-ministro do reino da Prússia (1862-1890), unificou a Alemanha após uma série de guerras e tornou-se o primeiro chanceler (1871-1890) do Império Alemão. De início, extremamente conservador, aristocrata e monarquista, lutou contra o crescente movimento social democrata na década de 1880 ao tornar ilegais várias organizações e ao instituir, de forma pragmática, a lei de acidentes de trabalho, o reconhecimento dos sindicatos, o seguro de doença, acidente ou invalidez entre outras, convencido de que só com a ação do Estado na resolução destes problemas se poderia fazer frente às novas ideias políticas. A política de Bismarck pautou-se pelo nacionalismo e pelo militarismo.

As guerras contra a Dinamarca, Império Austríaco, e depois contra a França, asseguraram a unificação da Alemanha em torno de um regime militarista. Alguns historiadores observam que, devido ao regime autoritário de Bismarck, a democracia alemã, posteriormente na república de Weimar, falhou e, com isso, iniciou-se o regime nazista. Em 1890, Bismarck conseguiu o título de Herzog von Lauenburg (“Duque de Lauenburg”). O ducado era um dos territórios que a Prússia tomou do Rei da Dinamarca em 1864. Bismarck tentou persuadir o kaiser Guilherme I de que ele deveria ser dotado com o ducado soberano de Lauenburg, em recompensa por seus serviços à família imperial e ao Império Alemão. Isto estava no entendimento de que Bismarck iria imediatamente restaurar o Ducado para a Prússia.

Tudo o que ele queria era o status e os privilégios de uma família mediatizada para si e seus descendentes. Esta nova ideia foi rejeitada pelo imperador conservador, o qual pensou ter dado ao chanceler recompensas suficientes. Há razões para acreditar que ele informou Guilherme II de seus desejos. Após ter sido forçado pelo soberano a renunciar, recebeu o título puramente honorífico de “Duque de Lauenburg”, sem o próprio ducado e a soberania que teria transformado sua família em uma Casa mediatizada. Bismarck considerava isso uma zombaria para sua ambição, e ele não considerava mais cruel do que esta ação do imperador. Após a morte de Bismarck em 1898 seu ducado, mantido apenas para sua própria vida, tornou-se extinto.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Otto_von_Bismarck

Bismarck



Relate algum problema encontrado nesse personagem