Vertigo: Além do Limiar


Billy Joel



Nome: William Joseph Martin Joel
Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Billy Joel

Billy Joel – nascido William Joseph Martin Joel, no Bronx, em nove de Maio de 1949 – é cantor, compositor e pianista americano. Joel frequentou a escola Hicksville e esperava ser graduado em 1967. Mas um imprevisto aconteceu, dormiu no dia de um importante exame devido a seus trabalhos como músico à noite. Confrontado em ter que ficar mais um verão para completar novamente o exame, decidiu não continuar. Deixou o ginásio (Ensino Médio) sem um diploma a fim de começar sua carreira na música. Na época, em plena Guerra do Vietnã, Joel foi dispensado do serviço militar porque era o sustento da sua mãe e irmã. Após ter visto os Beatles no The Ed Sullivan Show em 1964, Joel decidiu dedicar tempo integral à carreira musical e foi à procura de uma banda local de Long Island para se juntar.

Achou a Echoes, grupo especializado em cover de bandas inglesas. Começou a tocar na banda desde os 14 anos. A Echoes se tornou popular como atração em Nova Iorque e convenceu-o a deixar a escola para se tornar músico profissional. Em 1965, começou a atuar em sessões de gravação com a Echoes. Tocou piano em muitas gravações produzidas por Shadow Morton. Durante esse tempo, a Echoes começou a tocar em numerosos programas de televisão à noite. Posteriormente, a Echoes mudou seu nome para Emeralds e, mais tarde, para Lost Souls. Durante dois anos, Joel tocou com a Lost Souls. Em 1967, deixou a banda para se juntar à Hassles, um grupo de Long Island o qual assinara contrato com a United Artists Record. Durante um ano e meio, lançaram os álbuns “The Hassles” (1967), “Hour of the Wolf” (1968) e quatro singles, todos eles fracassos comerciais.

Em 1969, Joel separou-se dos Hassles e formou o duo Attila, com o ex-baterista dos Hassles, Jon Small. Em 1975, Joel participou em várias faixas do álbum de estrelas “Bo Diddley's The 20th Anniversary of Rock 'n' Roll”. Como a companhia era dona da maioria das gravações, Joel foi um dos artistas que teve os seus próprios direitos de reprodução (outros foram Paul Simon, Johnny Rivers, Pink Floyd, Queen, Genesis, e Neil Diamond). A música de Joel reflete diferentes gêneros inclusive música clássica, doo wop, Broadway/Tin Pan Alley, jazz, blues, gospel, pop music, e rock & roll. Ray Charles também tem um grande impacto na música e na vida pessoal de Joel, assim como os Beatles, em particular no estilo de escrever de Paul McCartney. Em 1973, lançou sua primeira música de sucesso: “Piano Man”.

De acordo com o RIAA, Joel é o sexto artista que mais vendeu nos EUA, com 78,5 milhões de discos. Joel tem músicas de sucesso entre as décadas de 1970-80-90. Alcançou por 33 vezes o Top 40 nos Estados Unidos, todos os quais escritos por ele próprio. Venceu o Grammy seis vezes e teve 23 nomeações. Já vendeu mais de 150 milhões de álbuns pelo mundo afora. Foi incluído no Songwriters Hall of Fame em 1992; no Rock and Roll Hall of Fame em 1999; e no Long Island Music Hall of Fame em 2006.

Em 2001, Joel recebeu o prêmio Johnny Mercer do Songwriters Hall of Fame. Em 2013, foi laureado com o Prêmio Kennedy, a maior honraria por influenciar a Cultura America através da arte. Com a exceção das canções de 2007 “All my Life” e “Christmas in Fallujah”, Joel parou de escrever e lançar material pop/rock após o álbum de 1993, River of Dreams. No entanto, ele continua a fazer turnês. A coletânea “Greatest Hits – Volume I & Volume II” é o disco duplo mais vendido de todos os tempos, segundo lista da RIAA. Billy Joel é também um dos artistas mais ricos do mundo.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Billy_Joel

Billy Joel



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 21/10/2012 16:02:00
    Editado por Fabio Garcez