Vertigo: Além do Limiar


Billy Claiborne



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Billy Claiborne

Billy Floyd Claiborne [1860-1882] foi um caubói fora-da-lei americano, tropeiro, mineiro e atirador no Velho Oeste. Claiborne nasceu no condado de Yazoo, Mississippi . Quando jovem, trabalhou para John Slaughter e o ajudou a conduzir gado do Texas para o Território do Arizona, em 1879. Em 1º de outubro de 1881, Claiborne começou uma discussão com James Hickey no Queen's Saloon, em Charleston.

Hickey estava bêbado há três dias. Claiborne atirou em Hickey na bochecha, abaixo de seu olho esquerdo, e matou-o instantaneamente. Mais de um mês depois, seu julgamento foi convocado, mas apenas quatro jurados compareceram. No dia seguinte, três jurados não compareceram. Quando todos os jurados finalmente apareceram, perguntaram ao juiz se poderiam condenar por homicídio de segundo grau.

Quando o juiz disse não, eles disseram que não podiam concordar com o veredicto, o que fez com que o juiz declarasse a anulação do julgamento. Um segundo julgamento foi marcado para 11 de maio de 1882, mas a maioria dos advogados de defesa não compareceu. Uma nova data foi marcada para 15 de maio, mas não foram encontrados jurados suficientes. Hickey não era muito querido e, quando um júri finalmente foi convocado, Billy foi declarado inocente e posto em liberdade.

Em 1881, após William “Billy the Kid” Bonney ter sido morto, Claiborne exigiu que outros o chamassem de “Billy the Kid”. Ele teria matado de um a três homens que se recusaram. Claiborne bebia muito e era cabeça quente. Ele se tornou amigo dos irmãos Ike e Billy Clanton e dos irmãos Tom e Frank McLaury, com quem participou do tiroteio de OK Corral contra os irmãos Earp e Doc Holliday, em 26 de outubro de 1881.

Quando a luta começou, Ike Clanton correu em direção a Wyatt e alegou que estava desarmado e não queria lutar. A isso, Wyatt Earp respondeu: “Vá para a luta ou vá embora!” Clanton correu pela porta da frente e Billy Claiborne correu para os fundos do estacionamento. No início de fevereiro de 1882, quando o Reverendo Endicott Peabody anunciou que pregaria um sermão em Charleston contra o alcoolismo, Claiborne escreveu uma carta na qual o alertou que se mantivesse longe.

Peabody respondeu que pregaria sobre qualquer assunto que escolhesse, a qualquer momento, e não teve mais notícias de Claiborne. Após fugir do tiroteio de OK Corral, a reputação de Claiborne caiu. Em 14 de novembro daquele ano, “Buckskin” Frank Leslie atendia um bar no Oriental Saloon quando Claiborne, muito bêbado, começou a usar linguagem insultuosa e abusiva. Leslie pediu a Claiborne que fosse embora, mas Claiborne continuou com seu discurso sujo.

Em dado momento, ele saiu à rua e dois homens disseram a Leslie que havia um homem à espera dele do lado de fora, para matá-lo. Quando Leslie saiu, viu “um pé do cano do rifle projetado da extremidade da barraca de frutas”. Ele disse a Claiborne: “Não atire, eu não quero que você me mate, nem quero ter que atirar em você”. Todavia, Claiborne, ainda bêbado, levantou seu rifle e atirou. Leslie respondeu com fogo e atingiu Claiborne no peito.

“Eu o vi se dobrar e tinha minha pistola engatilhada e apontada para ele novamente... Avancei sobre ele, mas não atirei, quando ele disse: ‘Não atire de novo, estou morto’". Claiborne foi levado a um médico por amigos, onde morreu seis horas depois. Suas últimas palavras foram: “Eu o vi fazer isso”. O bandido foi enterrado no cemitério de Boothill, em Tombstone. Por ter agido em legítima defesa, Leslie não foi acusado.

FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Billy_Claiborne

Billy Claiborne



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 06/10/2012 18:39:00
    Editado por Fabio Garcez