Ofertas na Amazon!


Besouro Azul I



Nome: Dan Garrett
Nome original: Blue Beetle
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Charles Nicholas Wojtkoski

Lista de revistas com participação de Besouro Azul I

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Mystery Men Comics (1939)  n° 1 - Fox Feature Syndicate
  • Brasil
    Globo Juvenil, O  n° 475 - O Globo
Esse super-herói, que lembrava visualmente o Fantasma de Lee Falk, apareceu pela primeira vez na revista Mystery Men Comics #1 (agosto de 1939), propriedade do chefão dos quadrinhos Victor Fox. A empresa respondia pelos nomes de Fox Feature Syndicate, Fox Comics e Fox Publications. O Besouro Azul era, na verdade, o policial novato Daniel "Dan" Garrett, que secretamente combatia o crime como super-herói. Para isso, seguia uma dieta secreta e usava uma roupa de cota de malha que o tornava “quase invulnerável”.

Há controvérsias sobre quem exatamente criou o Besouro Azul. Sabe-se que ele foi concebido visualmente pelo desenhista Charles Nicholas, mas o escritor permanece uma incógnita. Pesquisadores como Ron Goulart sugerem que o autor tenha sido, possivelmente, Will Eisner, mas no entanto não há certeza. Sites como a Toonopedia, de Don Markstein, também creditam apenas Nicholas. A verdade é que, até que surja uma evidência palpável, o roteirista permanecerá anônimo. Animado com o sucesso do personagem, Fox lançou-o também em forma de tiras diárias, em preto e branco, para jornais veiculados pelo Fox Feature Syndicate, entre 8 de janeiro e 26 de novembro de 1940. Embora fosse creditada a Nicholas, muitas dessas “daily strips” eram desenhadas por Jack Kirby. Houve também as páginas dominicais, lançadas entre 7 de janeiro e 7 de julho do mesmo ano.

Em 1941, no entanto, Fox suspendeu todas as suas revistas por motivos financeiros. O herói passou a ser publicado no ano seguinte pela Holyoke Publishing, editora que imprimia os gibis de Fox. Dois anos depois, os direitos do Besouro azul retornaram para Fox. Em 1954, o Besouro Azul foi comprado por uma editora recente, que começava a se firmar no mercado: a Charlton Comics, posteriormente adquirida pela DC Comics. Em 1964, quando os super-herói voltaram com força total na chamada Era de Prata, a Chalton fez uma segunda tentativa com uma nova revista, intitulada Blue Beetle, lançada naquele mesmo ano, com data de junho na capa.

As novas aventuras eram escritas por Joe Gill, que recebeu a missão de revitalizar Dan Garrett. O personagem passou a ser um arqueólogo e cientista aventureiro, que se transformava no herói com a ajuda de um escaravelho mágico encontrado em uma tumba egípcia, e a palavra mágica “Kaji Dha”. Gill mudou também o uniforme do Besouro: eliminou a máscara, a malha de cota e adicionou óculos vermelhos e uma crista. Em 1967, a série ganhou um novo desenhista, o conhecido Steve Ditko, proveniente da Marvel. Ditko apresentou um novo Besouro, Ted Kord, que, apesar do título, era um outro personagem, com um uniforme diferente (que inclusive lembrava o Aranha, no que provavelmente foi uma alfinetada do artista, que se demitira da Marvel por não suportar seu editor, Stan Lee).

O Besouro original foi publicado no Brasil nas revistas Globo Juvenil Mensal - com o nome de Escaravelho - e O Guri (como Escaravelho Azul). Finalmente, na Editora Abril, passou a ser chamado de Besouro Azul, mais condizente com seu nome original.

EM OUTRAS MÍDIAS
O Besouro Azul apareceu na série animada Batman: Os Bravos e Destemidos [2008-2011].

Notas e fontes —
Ron Goulart, “The Comic Book Reader's Companion”, pág. 20;
http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=materias&cod_materia=149
charltonlibrary.blogspot.com.br/2011/08/blue-beetle-1-vol2-june-1964.html

(ao lado, o personagem na Era de Ouro dos quadrinhos)

Besouro Azul I



Relate algum problema encontrado nesse personagem