Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Benito Mussolini



Nome: Benito Amilcare Andrea Mussolini
Licenciador: Personagem Real
País de origem: Itália


Lista de revistas com participação de Benito Mussolini

Benito Amilcare Andrea Mussolini nasceu em 29 de julho de 1883, na cidade de Predappio, região central da Itália. Em 1904, retornou à Itália para cumprir os deveres militares dos quais havia fugido e esteve alistado no exército italiano até meados de 1906. A partir de 1909, Mussolini passou uma pequena temporada no Império Austro-húngaro e lá trabalhou em um sindicato, mas também como editor de um jornal voltado aos trabalhadores locais.

Quando retornou à Itália, no ano seguinte, continuou a trabalhar como editor de jornal, primeiro para o Lotta di Classe (Luta de Classe) e, poucos anos depois, tornou-se editor do principal jornalista da Itália, o Avanti! Em maio de 1915, a Itália aderiu à Primeira Guerra Mundial e entrou do lado da Tríplice Entente. Após a guerra, tornou-se cada vez mais conservador e reacionário e voltou-se duramente contra o grupo pelo qual fez parte durante anos: os socialistas.

O nacionalismo tornou-se uma grande força política na Itália e Mussolini aproveitou-se dessa onda, quando passou a defender a implantação de um governo forte sob a liderança de um ditador. Em 1919 fundou um grupo que compartilhava de suas ideias, o Fasci Italiani di Combattimento, o qual foi o movimento precursor do fascismo. Sua guinada à direita consolidou-se na década de 1920. Em 1921, o Fasci di Combattimento tornou-se oficialmente um partido chamado Partido Nacional Fascista e já contava com 80 mil membros naquele ano e mais de 300 mil no ano seguinte.

Logo, os fascistas passaram a ocupar o poder de cidades italianas, como Milão, à força. Em outubro de 1922, uma grande manifestação de fascistas italianos foi realizada para forçar a monarquia italiana a nomear Mussolini primeiro-ministro do país. A pressão realizada durante a Marcha sobre Roma deu certo e, em 30 de outubro de 1922, Mussolini foi empossado primeiro-ministro. A nomeação ao cargo aconteceu dentro da legalidade constitucional da Itália.

Após assumir o poder, Mussolini passou a se identificar como “Il Duce” (“o líder”). As ações dele visavam a construção de um Estado policial e, para isso, a oposição, de modo geral, foi perseguida violentamente e todos os partidos políticos – com exceção do fascista – foram fechados. Com a morte da democracia italiana, o Estado fascista passou a se utilizar de uma polícia secreta para monitorar a população do país.

A transformação de Mussolini em ditador aconteceu oficialmente em 1925, quando se autodeclarou ditador da Itália. A ascensão do nazismo na Alemanha, na década de 1930, fez com que Itália e Alemanha estreitassem laços. Essa relação de fidelidade permaneceu até 1945. Os alemães apoiaram os italianos quando Mussolini ordenou a invasão da Etiópia, em 1936. Com o crescimento das tensões na Europa, os dois países assinaram o Pacto de Aço, em 1939.

Este estipulava um acordo de amizade entre Alemanha e Itália, e selava a cooperação militar entre as duas nações em caso de guerra. Em 1939, a Segunda Guerra Mundial estourou quando os alemães invadiram a Polônia e, e no ano seguinte, os italianos entraram no conflito ao declarar guerra contra franceses e britânicos. Os italianos atacaram os britânicos, no norte da África, auxiliaram os alemães em batalhas na Europa Ocidental e lançaram-se contra os gregos.

A Segunda Guerra Mundial abriu o caminho para a derrocada de Mussolini, uma vez que o país acumulou derrotas no conflito. A situação para Mussolini tornou-se complicada a partir de 1942 e 1943, pois o envolvimento dos alemães com a luta contra os soviéticos enfraqueceu outras posições do Eixo na guerra. Com a expulsão do Eixo do norte da África, as tropas dos Aliados organizaram-se para invadir a Itália.

Em agosto de 1943, as tropas do Eixo abandonaram a Sicília em mais uma derrota dos italianos na guerra. O conselho de fascistas do qual fazia parte do governo italiano resolveu tirar Mussolini do poder e, em 25 de julho ele foi preso e destituído do comando. Poucas semanas depois, Mussolini foi resgatado por uma expedição alemã designada a libertá-lo e reintroduzi-lo ao poder. Como parte de um acordo com Hitler, foi fundada a República Social Italiana, um estado fantoche o qual atuava na defesa dos interesses alemães.

Porém, o colapso dos alemães na guerra representou o fim para Mussolini. O fascismo foi derrubado na Itália. Sem saída, Mussolini fugiu para Suíça, de onde pegou um voo até a Espanha. No meio do percurso, foi reconhecido por partisans e preso no dia 27 de abril de 1945 juntamente com sua amante, Claretta Petacci. Dois dias depois, passaram por um julgamento o qual condenou ambos à morte.

O casal foi executado a tiros por partisans. Em seguida, seu corpo foi levado até Milão, onde foi vilipendiado (profanado) pela população milanesa, enfurecida com a destruição trazida pelos fascistas a seu país. Em seguida, o corpo de Mussolini e de sua amante foi pendurado de cabeça para baixo em uma viga de metal.

Benito Mussolini



Relate algum problema encontrado nesse personagem