Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(57)
A
(2909)
B
(2622)
C
(3924)
D
(2791)
E
(1432)
F
(1428)
G
(2014)
H
(1544)
I
(791)
J
(2117)
K
(1282)
L
(1871)
M
(3737)
N
(1035)
O
(748)
P
(2508)
Q
(181)
R
(2193)
S
(3902)
T
(2634)
U
(304)
V
(914)
W
(507)
X
(278)
Y
(251)
Z
(606)
Bella & Bronco
Nome original:
Bella & Bronco
Licenciador:
Sergio Bonelli Editore
Criado por:
Gino D' Antonio
Lista de revistas com participação de Bella & Bronco
Dupla de trapaceiros — ela: Bella Madigan ex-proprietária de um bordel; ele: um indígena civilizado por padres salesianos. Vivem aventuras durante a Guerra de Secessão.
A série “Bella & Bronco” surgiu nas bancas italianas em julho de 1984, criada por Gino D'Antonio, logo após a conclusão da série “Storia del West” (“A História do Oeste”). Misturava faroeste, ação e comédia. Além de cuidar dos roteiros e das capas, D'Antonio desenhou o primeiro episódio.
Cada álbum trazia na segunda capa aquilo que os americanos definem como “pin-up”, ou seja, um desenho de D'Antonio em página inteira, uma charge onde Bella e Bronco apresentam a aventura que será lida e resumem o que aconteceu antes, porque as histórias, ainda que autoconclusivas, eram ligadas umas nas outras: a aventura iniciada no número 1 termina, parcialmente, no número 3; aquela iniciada no número 11 termina no número 13. (Na edição brasileira não tivemos isso).
Diversos personagens coadjuvantes apareceram na série, mais ou menos fixos, extremamente caracterizados: o agente da Pinkerton, Hasselmann, duro mas bonachão, extremamente sensível à beleza de Bella; o russo Popoff, um inventor ao estilo Ícaro La Plume, porém mais aculturado e sortudo; o capitão sulista Prince, extremamente ligado aos acontecimentos da guerra; o negro Pitagora, pronto a chorar pela sua condição de “colored” mas, sempre que lhe surge a oportunidade, de se transformar em tirano; a capitã Raquel, outra mulher, extremamente fascinada pelas invenções de Popoff e seguramente agradável; Padre Pierre, o salesiano que criou Bronco, um homem de igreja extremamente prático.
As aventuras são ambientadas nos Estados Unidos, num período histórico bem preciso, durante a Guerra de Secessão, 1862. Inicialmente, as histórias são ligadas aos acontecimentos da guerra, mas depois seguem caminhos diversos. Como é o Oeste, há troca de tiros, há os índios, os chineses, o cárcere, a metralhadora Gatling: aventuras clássicas, porém sempre descritas com uma sutil ironia, que acompanha as histórias desde a primeira página e que freqüentemente permite ao autor aliviar a dramaticidade de certos acontecimentos. (1)
Notas e fontes
(1) http://www.texbr.com/bellaebronco/personagens/bellabronco.htm
Relate algum problema encontrado nesse grupo
Adicionado por
Jamerson Albuquerque Tiossi
em 27/01/2008 10:21:00
Editado por
Antônio Luiz Ribeiro
,
Edson Diogo
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*