Ofertas na Amazon!


Barão de Münchhausen



Licenciador: Personagem Real
País de origem: Alemanha


Lista de revistas com participação de Barão de Münchhausen

Hieronymus Karl Friedrich von Münchhausen [1720-1797] nasceu em Bodenwerder, Eleitorado de Brunswick-Lüneburg, descendente de uma importante e nobre linhagem do ramo de Rinteln-Bodenwerder. Foi militar e senhor rural alemão e Os relatos de suas aventuras serviram de base para a célebre série As Aventuras do Barão de Münchhausen, compiladas por Rudolph Erich Raspe e publicadas em Londres em 1785. São histórias fantásticas e bastante exageradas, propagadas, sobretudo, na literatura juvenil.

Trata-se de um personagem o qual se equilibra entre a realidade e a fantasia em seu mundo próprio, onde enfrenta os mais diversos perigos, perpetra fugas impossíveis – das quais a mais famosa foi a fuga do pântano no qual afundara junto com seu cavalo, de onde escapou ao puxar a própria peruca ou o cadarço de suas botas –, testemunha fatos extraordinários e faz viagens fantásticas sem jamais perder a fleuma. De acordo com as histórias, recontadas por outros, os feitos incríveis do Barão incluíram viagens em bolas de canhão, jornadas à Lua, entre outras.

Os relatos incríveis levaram o bibliotecário alemão Rudolf Erich Raspe [1736-1794] a escrever As Loucas Aventuras do Barão de Münchhausen, publicado pela primeira vez em Londres em 1785 — salvo uma coleção anônima aparecida em 1781 e que, suspeita-se, Rudolf tenha escrito. Conta-se que Rudolf acrescentou outros eventos bizarros, os quais o próprio Münchhausen achou exagerados. Após o livro ter sido traduzido para diversas línguas no mundo, a trama chegou aos cinemas da Alemanha em 1943, em plena guerra.

O lançamento foi aproveitado pelo governo nazista para celebrar o 25º aniversário da UFA, a maior companhia cinematográfica do país. O diretor da película, o húngaro Josef von Baky, foi escolhido pelo temido ministro da propaganda, Joseph Goebbels [1897-1945]. O personagem também teve certa popularidade no Brasil.

Em 1942, quando a Companhia Café Jardim lançou um álbum de figurinhas intitulado “Aventuras do Barão de Muncausen” (sic.) — o terceiro de uma série de álbuns de cromos lançado pelo Jardim —, adaptado por Monteiro Lobato [1882-1948]. Em 1989, Terry Gilliam, ex-integrante do grupo cômico Monty Python e diretor de filmes como Brasil e Os 12 Macacos, levou às telas a sua versão das aventuras do Barão de Münchausen, interpretado pelo britânico John Neville [1925-2011].

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bar%C3%A3o_de_M%C3%BCnchhausen

Barão de Münchhausen



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 25/02/2010 13:30:00