Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(57)
A
(2920)
B
(2628)
C
(3932)
D
(2797)
E
(1435)
F
(1430)
G
(2018)
H
(1546)
I
(791)
J
(2120)
K
(1284)
L
(1873)
M
(3740)
N
(1037)
O
(749)
P
(2513)
Q
(182)
R
(2195)
S
(3915)
T
(2635)
U
(304)
V
(916)
W
(509)
X
(280)
Y
(253)
Z
(606)
Baden Powell
Licenciador:
Personagem Real
País de origem:
Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Lista de revistas com participação de Baden Powell
Robert Stephenson Smyth Baden-Powell [1857-1941], oficial do Exército Britânico e fundador do escotismo (movimento escoteiro), nasceu em Londres, em uma família de sete filhos. Seu pai morreu quando ele tinha três anos, o que deixou sua mãe com sete filhos. Baden-Powell também foi responsável por fundar o Movimento Bandeirante, especifico para meninas, juntamente com sua irmã, Agnes Baden-Powell, e sua mulher, Olave baden-Powell, em 1909.
Além de uma carreira excelente no serviço militar – chegou a capitão aos 26 anos –, recebeu o troféu desportivo mais desejado de toda a Índia, o troféu de “sangrar o porco”, caça ao javali selvagem, a cavalo. Em 1887, Baden-Powell participou da campanha contra os zulus na África. Ascendeu a Major em 1889 e, em abril de 1896, dirigiu uma expedicão contra os matabele em Rodéia. Dias depois de uma revolta de negros, os quais massacraram 300 colonos britânicos, o coronel cercou o chefe dos guerreiros com mais de 350 soldados.
Os ingleses prometeram poupar a vida delesa em troca da rendição. As autoridades civis pediram que ele fosse preso, mas Baden-Powell recusou e mandou executarem-no com o argumento de que ameaçava os britânicos. Foi nesta guerra que ele começou amizade com o celebre escoteiro americano Frederick Russell Burnham [1861-1947], o qual o introduziu ao ponto de ebulição à maneira do Oeste americano e do woodcraft (escotismo).
Mais tarde, Baden-Powell participou da campanha contra a tribo dos Ashantis. As promoções de Baden-Powell na carreira militar eram quase automáticas tal a regularidade com que ocorriam, até que, subitamente, se tornou famoso. Em 1899 Baden-Powell tinha sido promovido a Coronel. Na África do Sul começava uma agitação e as relações entre a Inglaterra e o governo da República de Transval haviam chegado ao ponto de rompimento.
Baden-Powell recebeu ordens de organizar dois batalhões de carabineiros montados e marchar para Mafeking, uma cidade no coração da África do Sul. Veio a Guerra dos Bôers, e durante 217 dias, Baden-Powell defendeu Mafeking cercada por forças esmagadoramente superiores do inimigo, até que tropas de socorro conseguiram finalmente abrir caminho para auxiliá-lo, em 18 de maio de 1900. Baden-Powell, promovido agora ao posto de Major-General, tornou-se um herói aos olhos de seus compatriotas.
Em 1901 regressou à Inglaterra e descobriu, surpreso, que o livro que escrevera para militares, Ajudas à Exploração Militar (Aids to Scouting) tinha se tornado popular. Baden-Powell viu nisto um desafio e uma oportunidade de ajudar a juventude. Pôs-se então a trabalhar. Aproveitou e adaptou sua experiência na Índia e na África, entre os zulus e outras tribos do sul da África. Reuniu uma biblioteca especial e estudou os métodos usados em todas as épocas para a educação e o adestramento de rapazes, desde jovens espartanos, antigos bretões, peles-vermelhas, até os dias em que vivia. Lenta e cuidadosamente, Baden-Powell desenvolveu a ideia do escotismo.
No verão de 1907 foi com um grupo de 20 rapazes separados por quatro patrulhas ("Maçarico", "Corvo", "Lobo", "Touro") para a Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, a fim de realizar o primeiro acampamento escoteiro que o mundo presenciou, o qual teve completo êxito. Nos primeiros meses de 1908, lançou em seis fascículos quinzenais o seu manual de adestramento, o "Escultismo para Rapazes”, sem sequer sonhar que este livro iria pôr em ação um movimento que afetaria a juventude do mundo inteiro.
Mal tinha começado a aparecer nas livrarias e já surgiram patrulhas e escotistas, não somente na Inglaterra, mas em muitos outros países. O movimento cresceu tanto que, em 1910, Baden-Powell compreendeu que o Escotismo seria a obra a que dedicaria o resto de sua vida. Teve a visão e a fé de reconhecer que podia fazer mais pelo seu país no adestramento da nova geração para a boa cidadania do que no preparo de meia-dúzia de homens para uma possível futura guerra.
Em 1912, fez uma viagem pelo mundo a fim de contatar escoteiros de muitos outros países. Foi este o primeiro passo para fazer do Escotismo uma fraternidade mundial. A Primeira Guerra Mundial interrompeu momentaneamente este trabalho.
Em 27 de junho de 1919, foi feito Comendador da Ordem Militar de Cristo, mas, com o fim das hostilidades, recomeçou e, em 1920, escoteiros de todas as partes do mundo reuniram-se em Londres para a primeira concentração internacional de escoteiros: o Primeiro Jamboree Mundial, em cujo final Baden-Powell foi proclamado “Escoteiro-Chefe-Mundial”.
Baden-Powel e Olave fixaram residência no Quênia, em um lugar tranquilo e com um panorama maravilhoso: florestas de quilômetros de extensão, com montanhas de picos cobertos de neve ao fundo. Baden-Powell, em oito de janeiro de 1941, pouco mais de um mês antes que completasse 84 anos.
FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Baden-Powell
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Amilton José de Oliveira
em 09/11/2016 16:50:00
Editado por
Fabio Garcez
,
Amilton José de Oliveira
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*