Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Átomo



Nome: Albert "Al" Pratt
Nome original: The Atom
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Ben Flinton, Bill O' Connor

Lista de revistas com participação de Átomo

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    All-American Comics  n° 19 - DC Comics
(no desenho, o herói com seus dois uniformes: o original de 1940 [esq.] e o posterior, de 1948)

Super-herói da Era de Ouro dos quadrinhos. Na trama, Al Pratt era um rapaz baixinho que se tornou super-herói após se submeter a uma dieta experimental. Com ela, ele tornou-se capaz de derrotar facilmente qualquer oponente com o dobro de seu tamanho. Décadas depois, a concorrente Marvel Comics criou seu próprio super-herói baixinho e invocado, Wolverine. Lee Falk também parece ter gostado da brincadeira, e inventou que um dos antepassados do seu “Fantasma” era nanico, mas valente.

A partir de 1942, o desenhista Joe Gallagher assumiu a historieta, tornando-a mais cartunesca, mas ainda assim recheando-a de cenários e elementos tipicamene urbanos (becos, hidrantes, bebuns, quitandas, postes de iluminação etc.).

Em 1947, o Átomo mudou para a revista “Flash Comics”. Junto com o novo título, o herói ganharia um novo uniforme, em 1948. Com o passar do tempo, outras alterações vieram. A principal quando ganhou super-poderes, adquirindo uma “força atômica”.

No Brasil, o Átomo ficou conhecido, inicialmente, como “Homem-Átomo”, na Ebal. Mais tarde aquela editora mudou o nome para “Átomus” e, finalmente, “Elektron” (que, a rigor, era o nome de outro herói da DC). Quando a Abril passou a publicar o personagem, optou pelo nome “Átomo”, para não fazer confusão com Elektron.

- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Guia dos Quadrinhos
  • Adicionado por
    Guia dos Quadrinhos
    em 05/03/2007 00:00:00