Vertigo: Além do Limiar


Astronauta



Nome: Astronauta Pereira
Licenciador: Mauricio de Sousa
País de origem: Brasil
Criado por: Mauricio de Sousa

Lista de revistas com participação de Astronauta

Trata-se daquele jovem e corajoso explorador do espaço das HQs de Mauricio de Sousa. Criado em 1963, após o pai da Turma da Mônica ver o “cosmonauta” russo Iuri Gagarin viajar no espaço no dia 12 de abril de 1961, Astronauta fez estréia no jornal “Diário de São Paulo”, naquele mesmo ano, onde era publicado em forma de tiras durante a semana e pranchas coloridas publicadas aos domingos. Sua origem aparece logo na primeira página dominical: confundido com um astronauta americano, Pereira, jovem interiorano brasileiro, é levado a Cabo Canaveral, onde é treinado para um voo espacial tripulado. Mas o destino intervém mais uma vez: uma raça bondosa de aliens conhecida como Homens-Geléia, ciente da missão, o abduz e o avisa que seu voo em órbita pela Terra acarretará em sua morte. Os Homens-Geléia então lhe presenteiam com um traje especial e uma nave em forma esférica, para que nosso herói possa singrar o espaço em segurança. Mais tarde, a Nasa foi esquecida e foi dito aos leitores que sua nave foi contruida pela agência BRASA (Brasileiros Astronautas). Muitas vezes, mesmo tendo a companhia de seu computador, que fala e age como humano, o herói se sente solitário na imensidão do espaço e, por isso, faz visitas frequentes à Terra, indo à casa dos pais na cidade inteirorana de Tangará.

Ainda em 1963, o Astronauta aparecia também em “O Diário Juvenil”, jornal tablóide de oito páginas em preto e branco, que também trazia historietas de “Vizunga”, “Penadinho”, “Os Dez Ajustados”, “Fogaça”, “Boa Bola”, “Papa-Capim” e o caipira “Chico Bento”. Astronauta chegou a ter seu próprio livrinho de contos infantis (não quadrinho), em meados dos anos 60, lançado pela editora Coleção F.T.D. Essa coleção tinha duas historias, com textos ilustrados (ao lado dos desenhos), apesar de alguns balões aparecerem de vez em quando.

Nas HQs, as melhores histórias são as dos anos 60/70, quando, mesmo com desenhos caricatos, o protagonista vivia fábulas morais e aventuras às vezes surreais. Nos anos 80, ficou pasteurizado, tanto nos roteiros quanto nos desenhos. Já não era mais aquele personagem interessante de outrora. Recentemente, em 2009, houve uma tentativa de recuperar aquele velho e bom Astronauta. Na edição dos 50 anos da Mauricio de Sousa Produções (ed. Panini), o desenhista Jean Okada apresentou uma nova versão do viajante espacial, agora com traços realistas e bonitos (e, melhor, sem mudar o traje do herói ou suas características físicas), em uma edição caprichada, que também contava com os outros personagens do conhecido estúdio, desenhados por autores diferentes. Já no álbum “MSP+50”, o roteirista Gian Danton fez uma versão retrô do Astronauta evocando a Era de Ouro da “sci-fi” e as eras de Ouro e Prata dos “comics” americanos.

TURMA DA MÔNICA JOVEM
Na versão “teen” lançada recentemente, Astronauta (no início chamado de “Comandante Astronauta” mas hoje com o nome original, “Astronauta”), apareceu na no nº 3 da “Turma da Mônica Jovem” para prender Cabeleira Negra. Ele também levou Magali até Tobor e ajudou a vencer Kraker. Tem participação mais fixa na série “O brilho de um pulsar”, como comandante do cruzador “Hoshi”, tendo como ajudantes Tenente Xabéu e Alferes Zé Luis. No nº 6, quando Cebola não o reconhece, Cascão diz que ele participa de um jogo chamado “Super Mortal Fighter Plus Champion Edition”. Depois de levar uma surra de um robô Pulsar, no nº 7, ele avisa sobre o Império Karoton. No nº 8, ele e Franja descobrem o ponto fraco do inimigo. No final, Mônica o descreve como alguém que sempre vê as coisas pelo lado ruim, e que, apesar de ser duro e frio, é boa pessoa. É mencionado pelo Cosmoguerreiro no nº 12, dando a entender que eles se conhecem.

Notas e fontes —
André Morelli. “Mundo dos Super-Heróis” n° 27
www.monica.com.br/personag/turma/astronau.htm
www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u14420.shtml
http://pt-br.monica.wikia.com/wiki/Astronauta
Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse personagem