Ofertas na Amazon!


Astarte



Licenciador: Domínio Público


Lista de revistas com participação de Astarte

Astarte ( grego : ?st??t? , Astárte ) é a forma helenizada da deusa do Oriente Médio Astoreth ( Northwest Semitic ), uma forma de Ishtar ( East Semitic ), cultuada desde a Idade do Bronze através da antiguidade clássica . O nome está particularmente associado à sua adoração no antigo Levante entre os cananeus e fenícios . Ela também foi comemorada no Egito após a importação de cultos Levantinos lá. O nome Astarte às vezes também é aplicado a seus cultos nas culturas mesopotâmicas , como a Assíria e a Babilônia .

Astarte estava conectado com fertilidade , sexualidade e guerra . Seus símbolos eram o leão , o cavalo , a esfinge , a pomba e uma estrela dentro de um círculo indicando o planeta Vênus . Representações pictóricas freqüentemente a mostram nua. Ela é conhecida como a deificada manhã e/ou estrela da noite . A divindade assume muitos nomes e formas entre diferentes culturas, e de acordo com a mitologia cananéia, é a mesma da deusa assírio-babilônica Ištar, tirada do terceiro milênio AC Deusa suméria Inanna, a primeira e deusa primordial do planeta Vênus . Inanna também era conhecido pelo povo aramaico como o deus Attar, cujo mito foi interpretado de maneira diferente pelo povo da Grécia para se alinhar com seus próprios mitos e lendas culturais, quando os comerciantes cananeus tomaram o primeiro papiro de Biblos (cidade fenícia) de Gebal) para a Grécia algum tempo antes do século 8 por um fenício chamado Cadmus o primeiro rei de Tebas.

Astarte foi adorada na Síria e Canaã a partir do primeiro milênio AC e foi mencionado pela primeira vez em textos de Ugarit . Ela veio das mesmas origens semíticas da deusa mesopotâmica Ishtar , e um texto ugarítico especificamente a iguala a Ishtar. Sua adoração se espalhou para Chipre , onde ela pode ter sido fundida com uma antiga deusa cipriota . Esta deusa cipriota mesclada pode ter sido adotada no panteão grego nos tempos de Micena e Idade das Trevas para formar Afrodite. Stephanie Budin, no entanto, argumenta que o personagem de Astarte era menos erótico e mais bélico do que Ishtar originalmente, talvez porque ela foi influenciada pela deusa cananéia Anat , e que, portanto, Ishtar, não Astarte, foi a precursora direta da deusa cipriota. Os gregos dos tempos clássico, helenístico e romano ocasionalmente igualavam Afrodite a Astarte e muitas outras deusas do Oriente Próximo, de acordo com a prática frequente de sincretizar outras divindades com suas próprias.

Outros grandes centros de culto de Astarte foram os estados fenícios da cidade de Sidon , Tiro e Biblos . Moedas de Sidon retratam uma carruagem na qual um globo aparece, presumivelmente uma pedra representando Astarte. “Ela era frequentemente retratada nas moedas de Sidônia como estando de pé na proa de uma galera, inclinando-se para a frente com a mão direita estendida, sendo, portanto, o original de todas as figuras de proa dos navios à vela”. Em Sidon, ela compartilhou um templo com Eshmun . Moedas de Beirute mostram Poseidon , Astarte e Eshmun adorados juntos.

Outros centros foram Cythera , Malta e Eryx, na Sicília, dos quais ela ficou conhecida pelos romanos como Venus Erycina. Uma inscrição bilíngue nas Tabuletas Pyrgi, datada de cerca de 500 AC, encontrada perto de Caere, na Etrúria, equipara Astarte ao Etrusco Uni-Astre, ou seja, Juno . Em Cartago, Astarte era adorado ao lado da deusa Tanit .

O Aramean deusa Atargatis (semita forma ‘Atar’atah ) pode originalmente ter sido equacionada com Astarte, mas o primeiro elemento do nome Atargatis parece estar relacionado com a forma Ugaritic de Asherah nome de: Athirat.

Astarte



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Marcos Nash
  • Adicionado por
    Marcos Nash
    em 21/11/2020 21:10:00