Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Arthur Conan Doyle



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Arthur Conan Doyle

Arthur Ignatius Conan Doyle [1859-1930], nascido em Edimburgo, Escócia, foi médico e escritor de renome mundial por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes. Seus escritos incluem histórias de ficção-cinetífica, novelas históricas, peças, poesias e obras de não-ficção. O autor viveu e escreveu parte de suas obras em Southsea, um elegante bairro de Portsmouth, Inglaterra.

Entre 1876 e 1881, estudou medicina na Universidade de Edimburgo, passou um tempo na cidade de Aston – hoje um distrito de Birmingham – e em Sheffield. Enquanto estudava, começou a escrever pequenas histórias. Sua primeira obra foi publicada antes de completar 20 anos, no Chambers’s Edinburgh Journal. Ainda estudante teve sua primeira experiência naval, como médico em uma baleeira, onde ficou sete meses no Oceano Ártico.

Após a sua formação na universidade, em 1881, serviu como médico de bordo no navio "Mayumba" em viagem à costa Oeste da África. Em 1882, juntou-se a seu antigo colega de classe, George Budd, para formar uma parceria em uma prática médica em Plymouth, mas a relação entre eles provou ser difícil e, logo, Conan Doyle passou a fazer suas práticas médicas sozinho.

Os negócios não tiveram muito sucesso e, enquanto aguardava por pacientes, voltou a escrever suas histórias. Em 1885 completou seu doutorado em 1885 e sua primeira obra notável, Um Estudo em Vermelho, publicada em 1887, apresentou o detetive Sherlock Holmes. Holmes era parcialmente baseado em seu professor na universidade, Joseph Bell, a quem Conan Doyle escreveu: "É mais do que certo que é a você a quem eu devo Sherlock Holmes… Com base no centro de dedução, na interferência e na observação que ouvi você inculcar, tentei construir um homem”.

Em 1885, ele se casou com Louisa (ou Louise) Hawkins, conhecida como “Touie”, a qual sofria de tuberculose e veio a óbito no dia quatro de julho de 1906. No ano seguinte, casou novamente, com Jean Elizabeth Leckie, por quem havia se apaixonado em 1897, mas com quem manteve uma relação platônica enquanto sua primeira esposa ainda estava viva, por lealdade a ela.

Jean morreu no dia 27 de junho de 1940, em Londres, dez anos depois do marido. Conan Doyle teve cinco filhos, dois com sua primeira esposa, Mary Louise e Arthur Alleyne Kingsley e três com a segunda, Denis Percy Stewart, Adrian Malcolm e Jean Lena Annette. Em novembro de 1891, ele escreveu para sua mãe: “Acho que vou assassinar Holmes… e lhe dar fim de uma vez por todas. Ele priva minha mente de coisas melhores”. Sua mãe respondeu: “Faça o que achar melhor, mas o público não aceitará essa atitude em silêncio”.

Em dezembro de 1893, Holmes e seu inimigo, Moriarty, lutaram e aparentemente mergulharam para a morte nas Cataratas Reichenbach, na história intitulada O Problema Final (The Final Problem). Porém, manifestações de desagrado por parte do público fizeram com que o personagem fosse trazido de volta. Holmes retornou em A Casa Vazia, história que explicou que apenas Moriarty havia caído, mas como Holmes tinha outros inimigos perigosos, especialmente o Coronel Sebastian Moran, ele tinha fingido estar “temporariamente” morto. Com isso, Holmes apareceu em um total de 56 pequenas histórias e quatro livros escritos por Conan Doyle (ele apareceu em vários livros e histórias por outros autores).

Em nove de agosto de 1902, foi nomeado Cavaleiro por sua importante participação na Guerra Boer, na qual trabalhou na linha de frente como cirurgião, e foi elogiado pelos compatriotas pela coragem e determinação na prestação de socorro. Ao Regressar à Inglaterra, escreveu o livro A Grande Guerra Boer (1900). Conan Doyle travou seu primeiro contato com o Espiritualismo em 1887, após as mortes de sua esposa Louisa, do seu filho Kingsley, do seu irmão Innes, de seus dois cunhados e de seus dois netos, logo após a Primeira Guerra Mundial, perdas que o levaram a uma depressão profunda.

Seu envolvimento no Espiritualismo levou-o a escrever sobre o assunto e tornar-se um de seus maiores divulgadores e defensores. Por algum tempo, foi amigo do mágico Harry Houdini [1874-1926], o qual se tornou um grande oponente do movimento moderno espiritualista na década de 1920, após a morte de sua mãe. Embora Houdini insistisse que os médiuns da época faziam truques de ilusionismo (e buscava expor tais médiuns como fraudes), Conan Doyle já estava convencido de que o próprio Houdini possuía mediunidade ativa.

Houdini não foi capaz de convencer Conan Doyle de que seus feitos eram simples ilusões, o que levou a uma amarga e pública quebra de relações entre os dois. Conan Doyle foi encontrado com fortes dores no peito nos corredores de sua casa, em Crowborough, East Sussex, em sete de julho de 1930. Ele morreu de ataque cardíaco, aos 71 anos.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Conan_Doyle

Arthur Conan Doyle



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 22/06/2009 19:07:00
    Editado por Fabio Garcez