Vertigo: Além do Limiar


Anita Garibaldi



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Anita Garibaldi

Anita Garibaldi [1821-1849] foi a “Heroína dos Dois Mundos”, título recebido por ter participado no Brasil e na Itália, ao lado de seu marido Giuseppe Garibaldi [1807-1882], de diversas batalhas. Lutou na Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, na Itália. Anita de Jesus Ribeiro, conhecida como Anita Garibaldi, nasceu em Morrinhos, então município de Laguna, Santa Catarina, no dia 30 de agosto de 1821.

Filha de Bento Ribeiro da Silva, um modesto comerciante de Laguna, descendente de família portuguesa vinda dos Açores e de Maria Antônia de Jesus. Com a morte do pai, Anita foi obrigada a se casar com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar. No dia 30 de agosto de 1835, com apenas 14 anos, casou-se na Igreja Matriz de Santo Antônio dos Anjos. O casamento durou apenas três anos, o marido se alistou no exército imperial e Anita voltou para casa de sua mãe.

Em 1839, Anita conheceu Giuseppe Garibaldi, general italiano o qual desembarcou no Rio de Janeiro, em 1935, fugido de seu país após lutar pela unificação de toda a península itálica sob a forma de república. Com o fracasso do golpe, Garibaldi foi condenado à morte e começou uma vida de exílio. Refugiou-se na França e depois veio para o Brasil, onde já se encontravam outros exilados italianos. No ano de sua chegada ao Brasil, eclodiu no Rio Grande do Sul um movimento Republicano chefiado por Bento Gonçalves da Silva [1788-1847].

Ao tomar conhecimento da revolução, Garibaldi apoiou a causa e a República de Piratini colocou à sua disposição um veleiro, 12 homens e alguns fuzis. Durante a Guerra dos Farrapos, Garibaldi executou diversas façanhas, entre elas a tomada da cidade de Laguna, em Santa Catarina, o que ampliou os limites da República. Nesses anos de guerra, Anita Ribeiro da Silva, a qual também lutava na revolução, conheceu Garibaldi. Anita, já unida a Garibaldi, participou ativamente do combate em Imbituba, Santa Catarina, e da batalha de Laguna, onde carregou e disparou um canhão.

Durante a Batalha de Curitibanos, Anita foi capturada pelas tropas do Império. Grávida de seu primeiro filho, foi informada de que seu marido havia morrido. Inconformada, conseguiu fugir a cavalo e saiu a sua procura e finalmente o localizou na cidade de Vacaria. No dia 16 de setembro de 1840 nasceu seu filho, Domênico Menotti. O casal teve mais dois filhos, Teresita e Ricciott. Em 1842, casaram-se na paróquia de San Bernardino, em Montevidéu.

No mesmo ano eclodiu a guerra contra a Argentina, onde Garibaldi comandou a frota uruguaia. Em 1847, Garibaldi enviou Anita e os filhos à casa da mãe, em Nice, e, em maio, partiu com 63 camisas vermelhas a bordo do navio Esperança, a caminho da Itália. Anita acompanhou-o nas lutas para a unificação do país, como na batalha do Gianicolo, onde demonstrou grande bravura.

Em 1849, Garibaldi e Anita seguiram para os combates em Roma, mas foram perseguidos e, durante a fuga de Roma, vestida de soldado e grávida de cinco meses, Anita Garibaldi adoeceu em Orvieto, próximo à província de Ravenna, acometida por febre tifoide e não resistiu. Anita Garibaldi morreu em Mandriole, Itália, no dia quatro de agosto de 1849. Em Roma, na colina de Gianicolo, em sua homenagem, um monumento equestre foi erguido, onde foram enterrados seus restos mortais.

FONTE:
https://www.ebiografia.com/anita_garibaldi/

Anita Garibaldi



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • pricardoam
  • Adicionado por
    pricardoam
    em 25/05/2009 13:51:00