Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


André Vésale



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de André Vésale

Andreas Vesalius [1514-1564], por vezes referido na literatura portuguesa como André Vesálio, foi um médico belga, considerado o “pai da anatomia moderna”. Foi o autor da publicação De Humani Corporis Fabrica, um atlas de anatomia publicado em 1543. Muito pouco havia sido descoberto sobre anatomia e fisiologia desde a Antiguidade, cujas descobertas foram baseadas na dissecação de animais. A falta de aulas práticas de anatomia na Universidade de Paris levou Vesalius, assim como Michelangelo [1475-1564], a frequentar cemitérios em busca de ossadas de criminosos executados e vítimas de praga.

Casou-se, em 1544, com Anne van Hamme e teve uma filha com o mesmo nome. Graduou-se doutor em Medicina pela Universidade de Pádua, na Itália, e em, 1538, publicou seu primeiro trabalho, as Tabulae Sex, um conjunto de seis desenhos de anatomia feitos por ele próprio. Em 1546 foi nomeado médico da corte do sacro imperador romano Carlos V e ficou a serviço do Império até a abdicação de Carlos, em 1556. Posteriormente passou a servir ao Rei da Espanha, Filipe II [1527-1598]. Vesalius morreu em um naufrágio durante uma tempestade, em 1564.

A OBRA DE VESALIUS

Através da obra De Humani Corporis Libri Septem, , Vesalius conseguiu refutar diversas teorias sobre o corpo humano, anteriormente propostas por Galeno, o que foi de extrema importância para o avanço de estudos relacionados à anatomia e provou até mesmo o contrário acerca da crença comum de que os homens possuíam uma costela a menos que as mulheres. Vesalius produziu, em sua obra Fabrica, ilustrações que retratavam o sistema muscular e as respectivas atuações de cada musculo, o que possibilitou um maior entendimento sobre a mecânica do corpo humano.

Além disso, Vesalius era contrário a ideia de que o coração era o centro das emoções e da mente; ele acreditava que estas eram definidas pelo cérebro, pelo fato dos nervos serem originários no mesmo e não no coração. Suas descobertas não pararam por ai. Afirmou que os rins não filtravam a urina, mas sim o sangue, porque a urina as excretas retiradas deste. Também é creditado como o responsável por fazer a primeira descrição do conceito de ventilação mecânica, um feito de destaque no campo da Anestesia.

Sem dúvidas, o trabalho científico ministrado por Vesalius se tornou revolucionário, pois ia contra a tradição que remontava aos antigos e contribuiu assim para o avanço da ciência, mesmo que talvez não fossem totalmente aceitas, mudando completamente a forma de se chegar ao conhecimento, através da experimentação e da prática. Entre outras descobertas, descreveu com precisão o aparelho vestibular, no interior do osso temporal do crânio.

Descreveu a origem, a posição de cada músculo e forneceu informações sobre o seu funcionamento. Definiu um nervo como o modo de transmitir sensação e movimento e, assim, refutou as afirmações de seus contemporâneos de que ligamentos, tendões e aponeuroses eram três tipos de unidades nervosas. Ao estudar o nervo óptico, concluiu de que os nervos não eram ocos.

Acreditava que o cérebro e o sistema nervoso fazem as mentes e as emoções, em contraste com a crença aristotélica de que o coração é o centro do corpo. Refutou a afirmação de Galeno de que os homens têm mais dentes do que as mulheres. Devido ao seu impressionante estudo do crânio humano e às variações em suas características, ele teria sido o responsável pelo lançamento do estudo da antropologia física, entre outras descobertas revolucionárias.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Andreas_Vesalius

André Vésale



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 21/06/2009 12:44:00