Vertigo: Além do Limiar


Amy Winehouse



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Amy Winehouse

Amy Jade Winehouse nasceu em 14 de setembro de 1983, em uma área suburbana de Southgate, bairro de Londres, em uma família judia de quatro pessoas e de tradição musical ligada ao jazz. Seu pai, Mitchell Winehouse, era motorista de táxi e sua mãe, Janis, farmacêutica. Amy tinha ainda um irmão mais velho, Alex Winehouse. Seus pais se divorciaram quando ela tinha nove anos de idade, então Amy e seu irmão ficaram sob a custódia da mãe. Na mesma idade, foi incentivada por sua avó Cynthia, que era cantora, a se matricular em uma escola de artes particular para promover a sua educação vocal.

Começou então a frequentar a escola de artes Sylvia Young, mas foi expulsa após um ano, por indisciplina e por colocar um piercing no nariz. Mais tarde, frequentou as escolas Mill Hill, reconhecida pelo grande número de celebridades que a frequentaram. Aos 10 anos, fundou uma banda de rap amadora chamada Sweet n Sour, as Sour. Amy recebeu sua primeira guitarra elétrica aos 13 anos. Ainda na adolescência, começou a consumir drogas. Aos 15 compôs suas primeiras canções e cantou em uma pequena banda de jazz local, chamada Bolshie. Aos 16, gravou uma fita demo com seu amigo, o cantor de soul Tyler James, o qual a enviou ao diretor da Island Records.

Darcus Breeze ouviu os demos que a cantora havia enviado e quis saber "Quem era aquela garota com voz de jazz e blues". Nessa fase, Amy se apresentava com a National Youth Jazz Orchestra. Enquanto tocava, Simon Fuller também ouviu sua voz e, em 2002, conseguiu que ela fosse convidada a fazer um teste em sua gravadora. Amy assinou um contrato e passou a produzir material musical com Salaam Remi. O seu álbum de estreia, Frank, foi lançado em outubro de 2003. Bem recebido pela crítica, sua voz foi comparada à de Sarah Vaughan, dentre outras. Em fevereiro de 2004, Amy recebeu duas indicações ao Brit na categoria “Melhor Artista Feminina Britânica” e “Melhor Cantora de R&B”.

Além disso, Frank foi indicado para o prêmio Mercury Prize e Amy Winehouse recebeu o Ivor Novello pelo single Stronger Than Me. Em junho de 2008, a Universal Music pressionou a cantora para lançar novas músicas o mais rápido possível. No final do ano, ela viajou a Santa Lúcia para passar as férias de inverno, mas teve que estendê-las até julho do ano seguinte, para gravar novo material. Em 16 de julho, a separação judicial divorciou-se de Blake Filder-Civil, devido a acusações de infidelidade de ambos. Em setembro daquele ano, Amy lançou a sua própria gravadora, chamada Lioness Records, e a primeira artista que recebeu um contrato de gestão foi Dionne Bromfield, sobrinha da cantora.

No período entre 2009 e 2010, suas aparições foram esporádicas. O lançamento do seu terceiro álbum de estúdio foi adiado várias vezes em 2010; o lançamento estava marcado para o dia nove de novembro. Em janeiro de 2011, Amy apresentou-se em uma turnê, com cinco shows no Brasil. Em maio, foi internada em uma clínica de reabilitação, mas o tratamento só durou uma semana. Em junho de 2011, Winehouse começou sua turnê de verão europeia com um concerto em Belgrado, onde a mídia da Servia publicou a ocorrência de que a cantora havia subido ao palco completamente alcoolizada. Aqueles que foram ao concerto afirmaram que Amy estava tão embriagada que mal conseguia lembrar o nome do local, as letras das suas músicas e os nomes dos integrantes da sua banda.

Em seguida, cancelou sua turnê europeia, inclusive o show que iria dar em Bucareste, em 15 de agosto de 2011. Sua última aparição pública foi em 20 de julho de 2011, quando subiu ao palco para apoiar sua sobrinha, Dionne Bromfield, a qual realizava um show em Camden. Três dias depois, foi encontrada morta em sua casa, por causas até então desconhecidas Por volta das 15h54min de 23 de julho de 2011 (horário de verão britânico, UTC+1), duas ambulâncias foram chamadas para a casa de Winehouse em Camden, devido a um chamado à polícia britânica para atender uma mulher desfalecida.

Pouco tempo depois, as autoridades metropolitanas haviam confirmado a morte da cantora. Sua morte trouxe de volta seus materiais discográficos aos rankings ao redor do mundo. Em dezembro de 2011, a Island Records começou a comercializar o primeiro álbum póstumo de Amy Winehouse, com o nome Lioness: Hidden Treasures. O disco recebeu críticas favoráveis da imprensa especializada e foram vendidas mais de 501.000 cópias em sua semana de lançamento. No dia 15 de setembro de 2012, familiares e amigos da cantora se reuniram em uma cerimônia em Edgware, no norte de Londres, para enterrarem as cinzas da cantora em uma lápide preta e rosa. O enterro seguiu as tradições judaicas.


FONTE:
https://www.mensagenscomamor.com/biografia-amy-winehouse#:~:text=Amy%20Winehouse%20nasceu%20em%2014,irm%C3%A3o%20mais%20velho%2C%20Alex%20Winehouse.

Amy Winehouse



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 30/11/2008 16:52:00
    Editado por Fabio Garcez