Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(58)
A
(2927)
B
(2636)
C
(3941)
D
(2799)
E
(1442)
F
(1432)
G
(2023)
H
(1547)
I
(792)
J
(2125)
K
(1287)
L
(1874)
M
(3747)
N
(1039)
O
(750)
P
(2517)
Q
(185)
R
(2203)
S
(3927)
T
(2645)
U
(305)
V
(916)
W
(512)
X
(281)
Y
(253)
Z
(607)
Américo Vespúcio
Licenciador:
Personagem Real
Lista de revistas com participação de Américo Vespúcio
Américo Vespúcio [1454-1512] foi um navegador, cartógrafo, escritor e comerciante florentino. Participou três vezes de expedições marítimas. Devido às suas descrições sobre a nova terra, o continente americano foi batizado em sua homenagem. Américo Vespúcio nasceu na cidade de Florença, Itália, em 1454, filho de uma família abastada a qual pôde financiar seus estudos.
No entanto, somente quando foi apresentado à Astronomia e à Matemática mostrou real interesse pelas ciências. Em seguida, empregou-se no banco de Lorenzo Médici [1449-1492] e participou de uma viagem diplomática à França acompanhado de um familiar. Em 1490, foi para Sevilha, cidade que fervilhava de possibilidades econômicas devido à eminente viagem que Colombo faria.
Quando o navegador voltou, ambos travaram conhecimento e Américo ajudou Cristovão Colombo [1451-1506] a planejar sua segunda e terceira expedições. Igualmente, Américo Vespúcio viajou pelas Índias – como se chamava a nova terra – em três ocasiões. A primeira, com espanhóis; as duas últimas, sob comando de capitães portugueses. Em 1505 voltou à Espanha e foi nomeado piloto-maior da Casa de Contratação das Índias.
Neste cargo era o responsável por dar assistência técnica e mapas aos pilotos que embarcavam, bem como relatar informes sobre estas viagens ao governo. A primeira viagem de Américo Vespúcio ocorreu em 1499 com Alonso de Ojeda [1468-1515], o qual havia participado de expedições com Colombo. Investiu suas economias nesta empreitada, mas não obteve nenhum lucro.
Após esta experiência, Vespúcio deixou a Espanha e tomou o rumo de Portugal. Não se sabe se foi a Lisboa como espião da Coroa de Castela ou se apenas queria continuar suas viagens pelos mares. Assim, Américo Vespúcio embarcou em 1501 e 1503 em frotas portuguesas que o levaram ao sul do continente. Nessas duas viagens, Américo Vespúcio teve a oportunidade de verificar que aquelas terras eram um continente e não uma ilha como afirmava Colombo.
Também foi testemunha do descobrimento do Rio de Janeiro, porque a 1º de janeiro, na frota comandada por Gaspar de Lemos, se encontrou uma baía e os portugueses a classificam como a foz de um grande rio e a batizam de Rio de Janeiro. Em 1503, enviou uma carta ao seu antigo chefe Lorenzo de Médici e usou a expressão “Novo Mundo” para se referir ao novo continente.
Durante as viagens de 1501 e 1503 escreveu um relato de 32 páginas onde descreveu as pessoas e as terras. Um editor italiano incluiu sua descrição em uma publicação sob o título “O Novo Mundo e as novas terras descobertas por Américo Vespúcio”. O livro foi um sucesso editorial e teve 32 edições. No entanto, foi o cartógrafo Martin Waldseemüller que adotou o nome de América, no feminino, ao fazer um mapa-múndi em 1507.
O cartógrafo alemão tomou tal decisão após a leitura dos escritos de Américo Vespúcio. O feminino foi escolhido porque as outras porções continentais também eram assim denominadas: Europa, Ásia e África. Durante os séculos posteriores, a figura de Vespúcio foi tomada como a de um usurpador, pois a glória do descobrimento do novo continente deveria ser de Colombo.
Porém, é preciso considerar que Colombo achava que aquela porção de terra era a parte final da Ásia. Em nenhum momento ele se deu conta que estava em um lugar diferente e morreu com a crença de que ali era uma parte do continente asiático. Por sua vez, em suas viagens ao sul do continente, ao observar a vegetação, o tamanho da terra e a população, Vespúcio percebeu que aquelas terras não tinham nenhuma relação com a Ásia. Apesar disso, nem Américo Vespúcio nem os florentinos ocuparam a terra encontrada. Por isso, o mérito do descobrimento passou a ser de quem ocupou e povoou o novo continente. Américo Vespúcio Morreu em 1512 e foi enterrado em Sevilha.
FONTE:
https://www.todamateria.com.br/americo-vespucio/
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
zurgk
em 11/09/2012 06:10:00
Editado por
Fabio Garcez
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*