Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Alvin Karpis



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Alvin Karpis

Alvin Francis Karpis, nascido Albin Francis Karpavicius, [1907-1979], foi um gângster da era da Depressão apelidado de “Creepy”, por seu sorriso sinistro, e chamado de “Ray” pelos membros de sua gangue. Era canadense naturalizado americano, criminoso de ascendência lituana, foi um dos líderes da gangue Barker. Karpis, junto com Fred Barker e Arthur “Doc” Barker. Ele também passou o maior tempo como prisioneiro em Alcatraz, onde cumpriu 26 anos.

Por volta dos 10 anos Karpis já vendia pornografia e saía com jogadores, contrabandistas e cafetões. Em 1926, foi condenado a 10 anos no Reformatório Industrial do Estado em Hutchinson, Kansas, por tentativa de roubo. Ele escapou com outro recluso, Lawrence De Vol. Seguiu-se uma onda de crimes que durou um ano, interrompida brevemente enquanto vivia com seus pais após a prisão de De Vol.

Após mudar-se para Kansas City, Missouri, foi pego enquanto roubava um carro e enviado de volta ao reformatório. Transferido para a Penitenciária do Estado do Kansas, em Lansing, conheceu Fred Barker, preso por roubo a banco. Barker era um dos notórios membros dos “Bloody Barkers”, como os jornais da época os chamavam. A família Barker incluía os irmãos Herman, Lloyd, Arthur ("Doc") e Fred, os filhos de “Ma” Barker.

“Ma” fazia sua parte para ajudar os filhos. Ela não era uma criminosa, mas importunou conselhos de liberdade condicional, guardas e governadores pela libertação de seus filhos. Depois que Alvin foi libertado, em 1931, ele se juntou a Fred Barker em Tulsa, Oklahoma, e eles formaram a gangue Barker-Karpis, uma das gangues criminosas mais formidáveis da década de 1930. Eles não hesitaram em matar qualquer um que se interpusesse em seu caminho, até mesmo transeuntes inocentes.

Em 19 de dezembro de 1931, Karpis e Fred Barker mataram o xerife C. Roy Kelley, que investigava o roubo de uma loja em West Plains, Missouri. A gangue, inclusive “Ma” Barker e seu amante, Arthur Dunlop, fugiram para St. Paul, Minnesota. Karpis foi descrito como o líder ou "cérebro" da gangue. A gangue incluía cerca de 25 outros membros. Em 1933, no mesmo fim de semana do massacre de Kansas City, eles sequestraram William Hamm, um milionário cervejeiro de Minnesota fora de seu escritório.

Depois que a gangue recebeu um resgate de US$ 100.000, Hamm foi libertado. Pouco depois, sequestraram o banqueiro de St. Paul, Edward Bremer, libertado após a gangue receber US $ 200.000 de sua família. Os sequestros, no entanto, levaram ao fim da gangue. O FBI intensifiou as buscas e, logo após a morte de “Ma” e Fred em um tiroteio com o FBI, em 16 de janeiro de 1935, Karpis quase encontrou seu próprio fim violento quando localizado em Atlantic City, New Jersey. Karpis e Harry Campbell conseguiram atirar para escapar, embora a namorada de Karpis, Dolores Delaney, grávida de oito meses, tenha sido atingida na coxa por um tiro disparado por Campbell.

Ela foi capturada junto com a garota de Campbell. Dolores deu à luz um filho, o qual foi adotado pelos pais de Karpis. Karpis e Campbell se esconderam com a dona do bordel Edith Barry por vários meses. Em 1º de maio de 1936, o FBI localizou Karpis em Nova Orleans, e Hoover voou para lá para ser o responsável pela captura. Pouco depois das 17h do dia dois de maio, quando cerca de uma dúzia de agentes invadiram o carro de Karpis, Hoover anunciou a Karpis que estava preso. O bandido foi levado a julgamento no Edifício do Tribunal Federal de St. Paul (agora Landmark Center), onde inicialmente se declarou inocente.

Mas como o caso foi chamado para julgamento, "Thomas J. Newman, advogado de Karpis, disse ao tribunal que seu cliente, um dos verdadeiros sequestradores de Hamm, desejava se declarar culpado". Duas semanas depois, Karpis ofereceu, por meio de seu advogado, Thomas Newman, para se declarar culpado da conspiração de Bremer “se as acusações de sequestro fossem retiradas”. O tribunal aceitou a oferta. Condenado à prisão perpétua, Karpis foi encarcerado na então recém-construída penitenciária federal de Alcatraz, de agosto de 1936 a abril de 1962.

Karpis foi posto em liberdade condicional em 1969 e deportado para o Canadá. Ele se estabeleceu em Montreal. Ele se mudou para a Espanha em 1973. Em 26 de agosto de 1979, morreu pelo que foi originalmente considerado suicídio pelas autoridades, já que pílulas para dormir foram encontradas por seu corpo. Porém, nenhuma autópsia foi realizada e Karpis foi enterrado no dia seguinte na Espanha.

FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Alvin_Karpis

Alvin Karpis



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 26/02/2011 17:52:00
    Editado por Fabio Garcez