Vertigo: Além do Limiar


Ajax - Caçador de Marte



Nome: J'onn J'onzz
Nome original: Martian Manhunter
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Joe Certa, Joe Samachson

Lista de revistas com participação de Ajax - Caçador de Marte

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Detective Comics (1937)  n° 225 - DC Comics
Também conhecido no Brasil como "Ajax, o Marciano", foi criado em 1955. Na trama de origem, J'onn J'onnz é o último descendente de uma raça marciana extinta que foi transportado acidentalmente para a Terra. Aqui, assumiu a identidade do detetive assassinado John Jones, fazendo tudo o que pôde para ajustar-se à vida terrestre. Porém, enquanto os outros heróis possuem apenas uma identidade secreta, o Caçador de Marte prefere usar seus poderes transmorfos para manter inúmeras identidades terrestres. A história lembrava um pouco “As crônicas Marcianas”, de Ray Bradburry.

Ajax possui uma super força, velocidade e vigor sobre humana, poderes telepáticos (pode ler mentes), capacidade de voar e é transmorfo, além de ser capaz tornar-se invisível ou modificar a densidade de seu corpo assumindo, deste modo, uma forma intangível ou super-resistente. Sua maior fraqueza é o fogo.

É membro fundador da Liga da Justiça (ver), sendo o único membro presente em quase todas as encarnações da equipe nas histórias em quadrinhos. Também é possível vê-lo na série de TV em desenhos animados ("Liga da Justiça sem limites").

No original americano, seu nome é "Martian Manhunter" (Caçador de Marte). O nome "Ajax" foi dado pela editora brasileira EBAL, para poder caber dentro dos balões de diálogo no formato adotado no Brasil, e mantido pela sua sucessora, a Abril. Só recentemente, com a publicação da DC Comics pela Panini é que se tentou a tradução do seu nome original, mas o nome Ajax volta e meia é citado.

Apesar de transmorfo, sua aparência adotada como herói é próxima ao original marciano, pele verde, lisa e sem pelos, humanóide, mas claramente alienígena. O herói ja adotou diversas identidades pelo mundo, como um gato na Europa e uma criança no Rio de Janeiro.


Na TV:

Ajax nunca teve seu programa de TV com atores de carne e osso, mas apareceu como convidado especial em dois deles. O primeiro foi “Liga da Justiça” (1997), especial de baixo orçamento com David Ogden Stiers como Ajax. O segundo foi a série de TV “Smallville” (as aventuras de Superboy), com Phil Morris interpretando o personagem em 2010.


Relate algum problema encontrado nesse personagem