Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(57)
A
(2918)
B
(2628)
C
(3932)
D
(2797)
E
(1435)
F
(1430)
G
(2018)
H
(1546)
I
(791)
J
(2120)
K
(1284)
L
(1873)
M
(3740)
N
(1037)
O
(748)
P
(2513)
Q
(182)
R
(2195)
S
(3915)
T
(2635)
U
(304)
V
(916)
W
(509)
X
(280)
Y
(253)
Z
(606)
Águia Branca
Nome original:
Blue Bird
Licenciador:
United Feature Syndicate
Criado por:
Fred Meagher
Lista de revistas com participação de Águia Branca
Personagem das HQs do “Búfalo Bill” de Fred Meagher, publicadas pela United Features.
Um ponto marcante na historieta foi a criação de duas figuras bastante simpáticas e importantes dentro dela — a índia Águia Branca (“Blue Bird”) e a loura Sally, duas jovens que disputavam a unhas e dentadas o amor do herói, resultando daí não só um lado humorístico da obra, mas também um dos grandes atrativos. Tanto Águia Branca como Sally adquiriram grande dimensão como personagens. Durante todos os anos da historieta, Bill nunca mostrou uma decisão na escolha entre Sally e Águia Branca, demonstrando mais ser uma “vítima” da perseguição das duas. No entanto, na última aventura, pouco antes do cancelamento da historieta, em 1955, Águia Branca morre durante um tiroteio e Bill, desolado, confessa o seu amor por ela, já morta.
A história termina assim de maneira melancólica. Águia Branca e outro amigo de Bill mortos e o herói deixando o Oeste, para ir ao Leste. Chegando lá se espanta ao ver as suas façanhas retratadas em novelas baratas e seu nome já uma lenda.
O desenhista Fred Meagher, após o cancelamento de “Buffalo Bill” e da revista “Flecha Ligeira” (americana), ambos na mesma época, parece ter desaparecido do cenário das histórias em quadrinhos. Nunca chegou a ser reconhecido como um grande artista, mas foi um desenhista competente, que soube usar muito bem o pincel e a aplicação de “ben-day” para visualizar as suas personagens e os cenários em que se movimentavam.
Os episódios de “Buffalo Bill” não tinham um final definido. O término de um já se misturava com o começo de outro. Isso dá à obra a impressão de que ela, no seu todo, retratou uma época da vida de William Frederick Cody. Tudo fantasia, claro.
Hoje, esse “Buffalo Bill” de Fred Meagher permanece num imerecido esquecimento. Embora digno de uma boa reedição, nenhum editora americano ou europeu pareceu se lembrar dele.
No Brasil, na década de 50, a RGE publicou toda a seqüência dessa historieta, rebatizando a índia Blue Bird de Águia Branca, embora no começo usasse a tradução real de seu nome — Pássaro Azul. Infelizmente, essas edições trazem inúmeros retoques e cortes nos desenhos, invalidando em grande parte o trabalho original de Fred Meagher.
Bibliografia:
- Sampaio, Luiz Antônio. “Mestres do Terror”, anos 80.
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Antônio Luiz Ribeiro
em 26/02/2009 05:46:00
Editado por
Antônio Luiz Ribeiro
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*