1
Ofertas na Amazon!


Afonso V de Portugal



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Afonso V de Portugal

D. Afonso V, cognominado “o Africano” pelas conquistas que fez no norte de África, décimo segundo Rei de Portugal (terceiro da dinastia de Avis), nasceu em Sintra a 15 de janeiro de 1432 e morreu na mesma vila, em 28 de agosto de 1481. Era filho do Rei Duarte de Portugal e de sua mulher, a Princesa Leonor de Aragão. Afonso V sucedeu o pai em 1438, com apenas seis anos.

Durante a sua menoridade, Portugal foi regido por sua mãe, de acordo com o desejo expresso em testamento pelo Rei Duarte de Portugal. No entanto, por ser mulher e estrangeira, Leonor de Aragão não era uma escolha popular e a oposição cresceu. O único aliado da rainha mãe era Afonso, irmão ilegítimo de Duarte e Conde de Barcelos.

Em 1439, as Cortes decidiram retirar a regência de Leonor e entregá-la a D. Pedro, Duque de Coimbra e o tio mais velho de Afonso. Como regente, Pedro procurou limitar o desenvolvimento de grandes casas aristocráticas, verdadeiros reinos dentro do reino, e concentrar o poder na pessoa do Rei. O país prosperou sob a sua alçada, mas o ambiente político não era dos mais saudáveis, haja vista D. Pedro ter interferido com a ambição dos nobres.

O Conde de Barcelos, inimigo pessoal de D. Pedro, apesar de serem meios-irmãos, tornou-se o tio favorito de Afonso V e começou a conspirar pelo poder. Em 1442, D. Afonso nomeou este tio como primeiro Duque de Bragança. Com este título e terras adjacentes, D. Afonso tornou-se o homem mais poderoso de Portugal e um dos mais ricos da Europa. Para assegurar a sua influência junto de D. Afonso, D. Pedro organizou o casamento do jovem monarca com a sua filha Isabel de Coimbra.

Afonso V de Portugal



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    antônio Luiz Ribeiro
    em 04/12/2007 21:41:00