Ofertas na Amazon!


Adão Negro



Nome: Theo Adam
Nome original: Black Adam
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: C. C. Beck, Otto Binder

Lista de revistas com participação de Adão Negro

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Marvel Family, The (1945)  n° 1 - Fawcett
  • Brasil
    Shazam!  n° 12 - O Globo
(acima, o personagem desenhado por C. C. Beck em sua primeira aparição, em 1945)

Personagem das HQs do "Capitão Marvel" original. É uma espécie de duplicata do famoso super-herói, só que voltada para o mal.

Há milhares de anos, durante a décima nona dinastia do antigo Egito, um homem chamado Teth-Adam se tornou o primeiro a ser agraciado com imensos poderes sobrenaturais pelo mago Shazam. Quando Teth-Adam pronunciou o nome do mago, foi magicamente transformado por um raio no "Poderoso Adam", detendo os poderes de seis dos deuses egípcios: Shu (resistência), Heru (velocidade), Amon (força), Zehuit (sabedoria), Aton (poder) e Mehen (coragem).

Durante anos, Teth-Adam atuou como herói por todo o Egito e depois veio a servir ao Príncipe Khufu (das HQs de "Gavião Negro"), com quem permaneceu até que sua majestade foi assassinado. Logo após a morte de Khufu, morreram também sua esposa e seus filhos. Teth-Adam desmotivado, começou a usar seus poderes para objetivos egoístas. Nessa época, ganhou um novo nome, que era sussurrado com temor por todo o Egito: Khem-Adam, ou, traduzido para o português, "Adão Negro". Sentindo-se parcialmente culpado pela terrível corrupção de Teth-Adam, Shazam o despojou de seus poderes, colocando-os em um amuleto escaravelho.

O amuleto foi enterrado com o Faraó Ramsés II e permaneceu intacto até o final do século XX, quando o casal de arqueólogos C.C. e Marilyn Batson o descobriram. O casal foi brutalmente assassinado por seu sócio, Theo Adam, que pouco depois libertou os segredos do escaravelho, recebendo os poderes e memória do Adão Negro. O filho dos Batson, Billy, foi escolhido pelo mago Shazam como seu novo campeão, Capitão Marvel.

Com a ajuda dos outros dois heróis do "poder de Shazam", Capitão Marvel enfrentou Adão Negro diversas vezes. A antiga moralidade de Teth-Adam ressurgiu e Adão ajudou a "Sociedade da Justiça" a derrotar Johnny Pranto e a Sociedade da Injustiça. Aclamado como o herói que foi no antigo Egito, Teth-Adam foi aceito como membro da SJA, apesar de nem todos os membros da equipe acreditarem na sua regeneração.

Com o passar do tempo, a paciência de Adão Negro para com os métodos da SJA foi diminuindo e suas ações tornaram-se cada vez mais violentas. A situação atingiu um limite após o Terrorista Kobra sair impune de seus crimes. Adão Negro então reuniu um grupo formado pelos heróis Esmaga-Átomo, Bóreas, Onda Mental, Nêmese e Eclipso. Já na primeira missão, o grupo executa o Kobra. Buscando honrar a memória de sua família ele resolve libertar sua terra natal Kahndaq. Com a ajuda de seus novos aliados ele consegue tomar o poder e libertar o seu povo e acaba tendo que enfrentar a Sociedade da Justiça. Depois de uma sangrenta batalha, é feito um pacto no qual a SJA aceita que Kahndaq fique sob a responsabilidade do Adão Negro, mas em troca, ele fica exilado em seu país.


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Guia dos Quadrinhos
  • Adicionado por
    Guia dos Quadrinhos
    em 05/03/2007 00:00:00