Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(58)
A
(2935)
B
(2640)
C
(3949)
D
(2801)
E
(1447)
F
(1434)
G
(2029)
H
(1550)
I
(792)
J
(2128)
K
(1288)
L
(1879)
M
(3757)
N
(1042)
O
(752)
P
(2521)
Q
(185)
R
(2208)
S
(3934)
T
(2649)
U
(306)
V
(916)
W
(514)
X
(281)
Y
(255)
Z
(608)
Abbie (Genoveva)
Nome:
Abigail Scrapple
Nome original:
Abbie
Licenciador:
United Feature Syndicate
Criado por:
Raeburn Van Buren
Lista de revistas com participação de Abbie (Genoveva)
Personagem da tira "Abbie and Slats" ("Rancho Fundo", no Brasil). A história tinha como cenário Crabtree Corners (Rancho Fundo), uma típica cidadezinha americana. Começa com a solteirona Abbie Scrapple indo à estação esperar seu parente, Aubrey Eustace Scrapple (mais conhecido como Slats), vindo de Nova York. Esperando por um almofadinha do Leste, encontra um irrequieto jovem, briguento e sonhador. A velha Abbie, de coração simplório mas de ouro, empenha-se em "domar" o jovem Slats, transformando-o em mais um dos ingênuos habitantes da anacrônica Crabree Corners. E o consegue. Com o tempo, Slats deixa de lado seu modo irrequieto, cresce mais um pouco, amadurece, torna-se mais bonito e fica sendo outro típico cidadão de Crabtree Corners, embora permaneça nele sempre um espírio aventureiro e audacioso. Slats foi o herói do título. A solteirona Abbie, apesar de dar nome à historieta, acabou, com o tempo, ficando com um papel secundário nela.
Os desenhos de Raeburn Van Burem, traços suaves, bonitos, realistas (com alguns toques cômicos), desde o início mostraram ser perfeitos para visualizar os roteiros de Capp. "Rancho Fundo" tornou-se logo uma historieta agradável tanto no aspecto visual como narrativo. Uma bela combinação entre os dois aspectos. Na época, Al Capp estava tão repleto de idéias, que o seu "Ferdinando" não era suficiente para ele despachar todo seu espírito criativo. Ele precisava de algo mais, onde pudesse usar um humor mais fino e suave. "Abbie an' Slats" foi um repositório perfeito para as suas idéias, principalmente pelo fato de ter em Van Buren o desenhista ideal para isso. Capp, anos mais tarde (década de 50), escreveria outra historieta também com um humor mais suave: "Long Sam", desenhada por Bob Lubbers. O interessante é que o nome de Al Capp jamais apareceu em "Abbie an' Slats".
"Abbie an' Slats" também fez sucesso no Brasil. Em 1965 (*), a editora Rio Grafica lançou o gibi "Rancho Fundo", mas infelizmente a nova revista teve vida curta: durou apenas cinco (*) números, sendo o último lançado em 1966 (*).
"Abbie an' Slats" é uma obra que realmente merece o título de original. Sempre foi feita com o máximo de capricho por Van Buren, mesmo em seus anos finais. O estilo ilustrativo e sofisicado do artista, o seu mundo cheio de ação, humor, beleza e fantasia, as centenas de belas garotas que povoaram seus desenhos, tudo fez de "Abbie an' Slats" uma grande, criativa, bonita e interessante história em quadrinhos. Infelizmente, não é hoje um título muito lembrado pelos ediores para reedições.
— de um texto de Luiz Antônio Sampaio publicado na revista "Calafrio", nos anos 80 (digitalizado e adaptado por Antônio Luiz Ribeiro)
Fonte:
* Marcos Moraes (Gibimania), arquivo.
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Antônio Luiz Ribeiro
em 30/01/2008 20:51:00
Editado por
Antônio Luiz Ribeiro
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*