Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Roberto Guedes



País de nascimento: Brasil
18 de dezembro de 1965

Lista de revistas com trabalhos de Roberto Guedes
Veja lista detalhada dos trabalhos


Roberto Carlos Guedes é um dos profissionais brasileiros de quadrinhos dos mais polivalentes. É escritor, roteirista, pesquisador, jornalista, tradutor, cronista, desenhista, compositor, músico, poeta e editor. Nasceu em 18 de dezembro de 1965, e como seu famoso personagem, o Meteoro, também é paulistano, do importante bairro do Ipiranga.

É autor dos livros: Quando Surgem os Super-Heróis (2004) e A Saga dos Super-Heróis Brasileiros (2005), ambos pela Opera Graphica Editora. Em 2008, lançou pela HQM Editora, A Era de Bronze dos Super-Heróis - trabalho de vulto, onde trata, de maneira inédita (no mundo), de um período importantíssimo das HQs americanas, e que acabou por ganhar o 1º Troféu Bigorna de "Melhor Livro Sobre Quadrinhos" de 2008. Em 2012, lançou pela editora Kalaco a primeira biografia brasileira sobre o criador do Universo Marvel: Stan Lee - O Reinventor dos Super-Heróis. Em 2017 lançou pela Editora Noir a biografia Jack Kirby - O Criador de Deuses. No mesmo ano surpreendeu o mercado com o relançamento do fanzine profissional Status Comics. A primeira edição foi dedicada ao Homem-Aranha e ao artista John Romita. Em 2018, foi a vez da biografia Gedeone: O Guerreiro dos Quadrinhos (Opera Graphica); e, em 2019, O Incrível Steve Ditko (editora Noir).

Dono de um estilo único de escrever, Guedes influenciou a linguagem jornalística e o fandom das HQs com suas expressões "marcas registradas" que hoje são muito usadas e repetidas, tais quais: "intrepid one" e "tá falado".

Sua trajetória teve início como roteirista nas editoras GED, Ninja e Phenix ainda em 1988. Teve um período prolífico como editor independente. Entre seus trabalhos mais populares nesta fase, destacam-se: Status Comics (1995), Os Protetores (1995), Guepardo (1998), Quartel-General (1999) e Gibilândia (2001). Trabalhou na redação da Opera Graphica Editora entre 2002 e 2006. Lá, foi editor, tradutor, entrevistador, colunista e ensaísta de quase todas as publicações da casa, como por exemplo: 100 Balas (que ganhou vários prêmios), Batman Saga, Lendas do Cavaleiro das Trevas, Stripmania, Bizarro Comics, Betty Boop, Mandrake o Mágico, Ás Inimigo, Plop, 100%, Brakan, O Anel do Nibelungo, Batman v. Coringa, Superman: O Adeus, Príncipe Valente: Sementes da Revolta, Mirza, Velta, Lanterna Verde & Arqueiro Verde, e Fantasma: Sempre aos Domingos.

Meteoro, seu principal personagem, foi publicado pela Escala em 2002, pela SM em 2007, pela Júpiter II em 2010, e apareceu na publicação norte-americana de cunho cristão Alpha-Omega 133, sobrevoando o Cristo Redentor. Recebeu duas vezes o prêmio Angelo Agostini, por “Melhor Editor”, e o troféu Jayme Cortez, de "Incentivo ao Quadrinho Nacional". Entre 2006 e 2007, colaborou com a Wizmania (desde seu primeiro número com esse nome - antes se chamava Wizard), do colosso internacional Panini, detentora dos direitos de publicação de grandes títulos dos quadrinhos mundiais, como X-Men, por exemplo; realizando entrevistas exclusivas com ninguém menos que Roy Thomas, Marv Wolfman, Tom deFalco e Stan Lee - quatro ex-editores-chefes da Marvel (fato inédito no Brasil), além de ter comandado boa parte da linha Marvel da Panini, tornando-se o primeiro editor da luxuosa coleção Biblioteca Histórica Marvel. É também o único brasileiro a figurar como articulista do magazine americano Alter Ego, editado por Roy Thomas.

Roberto Guedes já colaborou com sites especializados em quadrinhos. Em 2008 criou o blog Guedes Manifesto dedicado à Cultura Pop de uma maneira geral.
http://guedes-manifesto.blogspot.com

Em 2010, o blog passou a ser também um selo editorial, com o lançamento do Almanaque Meteoro, revista periódica que apresenta as novas aventuras do Mascarado Voador e de outras criações de Guedes, como o cigano Zan-Garr e o Patrulheiro Audacioso; além de artigos e entrevistas com personalidades do meio. Em 2012, se tornou colaborador da revista Mundo dos Super-Heróis (Editora Europa) escrevendo dossiês e a coluna mensal "Universo Marvel/DC". Em 2017, lançou a terceira versão do fanzine Status Comics . Em 2019, lançou pela Editora Noir a biografia O incrível Steve Ditko e a segunda versão do fanzine Gibilândia. Em 2021, a Editora Noir lançou via finaciamento coletivo no Catarse dois livros de Guedes: Sr. Maravilha - A Biografia de Stan Lee (reedição revista e atualizada de Stan Lee - O Reinventor dos Super-Heróis) e Os Arquivos Secretos da RGE

Fontes:

https://web.archive.org/web/20070701033957/http://www.operagraphica.com.br/a_bio/a_bio_roberto_guedes.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Guedes



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Antonio Pontes Junior
  • Adicionado por
    Antonio Pontes Junior
    em 13/07/2007 23:02:00