Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(10)
A
(1137)
B
(1664)
C
(1720)
D
(1101)
E
(362)
F
(987)
G
(1130)
H
(794)
I
(187)
J
(406)
K
(698)
L
(1099)
M
(2097)
N
(479)
O
(396)
P
(1156)
Q
(75)
R
(1114)
S
(2031)
T
(755)
U
(66)
V
(495)
W
(571)
X
(16)
Y
(170)
Z
(173)
Roberto Guedes
País de nascimento:
Brasil
★
18 de dezembro de 1965
Lista de revistas com trabalhos de Roberto Guedes
Veja lista detalhada dos trabalhos
Trabalhos
Total
Adaptação
3
Arte
1
Arte-Final
3
Desenho
7
Diálogos
8
Editor original
3
Roteiro
77
Tradutor
636
Editor
272
Capa: Desenho
1
Roberto Carlos Guedes é um dos profissionais brasileiros de quadrinhos dos mais polivalentes. É escritor, roteirista, pesquisador, jornalista, tradutor, cronista, desenhista, compositor, músico, poeta e editor. Nasceu em 18 de dezembro de 1965, e como seu famoso personagem, o Meteoro, também é paulistano, do importante bairro do Ipiranga.
É autor dos livros: Quando Surgem os Super-Heróis (2004) e A Saga dos Super-Heróis Brasileiros (2005), ambos pela Opera Graphica Editora. Em 2008, lançou pela HQM Editora, A Era de Bronze dos Super-Heróis - trabalho de vulto, onde trata, de maneira inédita (no mundo), de um período importantíssimo das HQs americanas, e que acabou por ganhar o 1º Troféu Bigorna de "Melhor Livro Sobre Quadrinhos" de 2008. Em 2012, lançou pela editora Kalaco a primeira biografia brasileira sobre o criador do Universo Marvel: Stan Lee - O Reinventor dos Super-Heróis. Em 2017 lançou pela Editora Noir a biografia Jack Kirby - O Criador de Deuses. No mesmo ano surpreendeu o mercado com o relançamento do fanzine profissional Status Comics. A primeira edição foi dedicada ao Homem-Aranha e ao artista John Romita. Em 2018, foi a vez da biografia Gedeone: O Guerreiro dos Quadrinhos (Opera Graphica); e, em 2019, O Incrível Steve Ditko (editora Noir).
Dono de um estilo único de escrever, Guedes influenciou a linguagem jornalística e o fandom das HQs com suas expressões "marcas registradas" que hoje são muito usadas e repetidas, tais quais: "intrepid one" e "tá falado".
Sua trajetória teve início como roteirista nas editoras GED, Ninja e Phenix ainda em 1988. Teve um período prolífico como editor independente. Entre seus trabalhos mais populares nesta fase, destacam-se: Status Comics (1995), Os Protetores (1995), Guepardo (1998), Quartel-General (1999) e Gibilândia (2001). Trabalhou na redação da Opera Graphica Editora entre 2002 e 2006. Lá, foi editor, tradutor, entrevistador, colunista e ensaísta de quase todas as publicações da casa, como por exemplo: 100 Balas (que ganhou vários prêmios), Batman Saga, Lendas do Cavaleiro das Trevas, Stripmania, Bizarro Comics, Betty Boop, Mandrake o Mágico, Ás Inimigo, Plop, 100%, Brakan, O Anel do Nibelungo, Batman v. Coringa, Superman: O Adeus, Príncipe Valente: Sementes da Revolta, Mirza, Velta, Lanterna Verde & Arqueiro Verde, e Fantasma: Sempre aos Domingos.
Meteoro, seu principal personagem, foi publicado pela Escala em 2002, pela SM em 2007, pela Júpiter II em 2010, e apareceu na publicação norte-americana de cunho cristão Alpha-Omega 133, sobrevoando o Cristo Redentor. Recebeu duas vezes o prêmio Angelo Agostini, por “Melhor Editor”, e o troféu Jayme Cortez, de "Incentivo ao Quadrinho Nacional". Entre 2006 e 2007, colaborou com a Wizmania (desde seu primeiro número com esse nome - antes se chamava Wizard), do colosso internacional Panini, detentora dos direitos de publicação de grandes títulos dos quadrinhos mundiais, como X-Men, por exemplo; realizando entrevistas exclusivas com ninguém menos que Roy Thomas, Marv Wolfman, Tom deFalco e Stan Lee - quatro ex-editores-chefes da Marvel (fato inédito no Brasil), além de ter comandado boa parte da linha Marvel da Panini, tornando-se o primeiro editor da luxuosa coleção Biblioteca Histórica Marvel. É também o único brasileiro a figurar como articulista do magazine americano Alter Ego, editado por Roy Thomas.
Roberto Guedes já colaborou com sites especializados em quadrinhos. Em 2008 criou o blog Guedes Manifesto dedicado à Cultura Pop de uma maneira geral.
http://guedes-manifesto.blogspot.com
Em 2010, o blog passou a ser também um selo editorial, com o lançamento do Almanaque Meteoro, revista periódica que apresenta as novas aventuras do Mascarado Voador e de outras criações de Guedes, como o cigano Zan-Garr e o Patrulheiro Audacioso; além de artigos e entrevistas com personalidades do meio. Em 2012, se tornou colaborador da revista Mundo dos Super-Heróis (Editora Europa) escrevendo dossiês e a coluna mensal "Universo Marvel/DC". Em 2017, lançou a terceira versão do fanzine Status Comics . Em 2019, lançou pela Editora Noir a biografia O incrível Steve Ditko e a segunda versão do fanzine Gibilândia. Em 2021, a Editora Noir lançou via finaciamento coletivo no Catarse dois livros de Guedes: Sr. Maravilha - A Biografia de Stan Lee (reedição revista e atualizada de Stan Lee - O Reinventor dos Super-Heróis) e Os Arquivos Secretos da RGE
Fontes:
https://web.archive.org/web/20070701033957/http://www.operagraphica.com.br/a_bio/a_bio_roberto_guedes.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Guedes
Personagens criados por Roberto Guedes (54)
Agente Lance (Amadeus Lance)
Aríete
Assaltante da Motocicleta
Beto
Bruno Ross
C.L.A.V.A.
Cabo Judez
Capitão X (Xall )
Cesar Mandari (Cesar Mandari)
Chino (Desconhecido do Público )
Devastador (Luiz Caldeira)
Doutor Rodson (Rodson )
Doutora York
Eloise
Encapuzado (Jonas Lima)
Ezekiel
Fúria Cósmica
Golem
Guepardo (Daniel Gatteli)
Gustav
Hanan
Helena Marinetti
Jânio
Janos Jim
Lara
Laura Lopez
Lenhador
Lucius Stone
Madallena, A Bruxa
Major Manno
Max Liberius
Meteoro I (Ricardo "Ric" Marinetti)
Meteoro II (Roger Mandari)
Meteoro Negro (Ricardo Marinetti)
Monique
Montanha (Orlando Guerra)
Nico Bazzuca (Nico Bazzuca)
Os Protetores
Pedro Prado
Rabino Zohar
Ramsés
Rapinador (Áquila Falcone)
Ray
Repressor (Sylvão Linha-Dura)
Rude (Davi Rude)
Sábio Escriba
Sargento Kubo
Slady, O Príncipe Guerreiro de Anex
Ster
Vovô Gian (Giancarlo Mandari)
Vovó Katrina (Katrina Mandari)
Zan-Garr da Valakia (Zan-Garr )
Zax (Ricardo )
Zé Inglês
Relate algum problema encontrado nesse artista
Adicionado por
Antonio Pontes Junior
em 13/07/2007 23:02:00
Editado por
Hyju
,
blake
,
zurgk
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.