Ziraldo



24 de outubro de 1932

Lista de revistas com trabalhos de Ziraldo
Veja lista detalhada dos trabalhos


Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga, Minas Gerais. O criador do “Menino Maluquinho” é um dos mais expressivos desenhistas brasileiros da atualidade. Depois de participações nas revistas “Vida Infantil”, “Vida Juvenil”, “Era uma vez...” e “Sesinho”, e de trabalhos pela revista “A Cigarra” e o jornal “Folha de Minas”, alcança reconhecimento nacional ao criar a personagem Pererê, em 1957, para a revista “O Cruzeiro”. Sucesso tal que, em 1960, ganha gibi próprio (“Pererê”, pela editora O Cruzeiro), que seria cancelado em 1964.

Em “Pererê”, Ziraldo já demonstra uma tendência política, vendo com simpatia o nacionalismo trabalhista e o comunismo. O próprio desenhista admitiria mais tarde: “Meu saci era vermelho e hipernacionalista”. Essa inclinação se torna mais explícita em 1969, quando funda, junto a Millôr, Jaguar e outros cartunistas, o jornal humorístico “O Pasquim”, de cunho socialista. Anos depois, ingressa na vida político-partidária, se filiando ao PT e, mais recentemente, ao PSOL, o que lhe rendeu diversas críticas. Em 1980, lança “O Menino Maluquinho”, livro infantil que logo vira fenômeno editorial no Brasil, sendo adaptado para as mais diversas mídias, como o teatro, as HQs, a TV e até em vídeo-games.

Ziraldo é também cartunista, chargista, escritor, ilustrador, jornalista, cartazista, tendo obras traduzidas em diversas línguas.


Notas e fontes —
“A guerra dos gibis”, de Gonçalo Junior;
www.itaucultural.org.br
http://ziraldo.com/historia/home.htm



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Erico Molero
  • Adicionado por
    Erico Molero
    em 22/01/2008 04:47:00