Vertigo: Além do Limiar


Worney Almeida de Souza - ‘Waz’



País de nascimento: Brasil

Lista de revistas com trabalhos de Worney Almeida de Souza - ‘Waz’
Veja lista detalhada dos trabalhos


Conhecido como “WAZ”, é jornalista, criador e editor. É o criador do fanzine “Quadrix” (um dos mais importantes veículos de comunicação entre desenhistas e seus fãs). Worney fez história no mundo dos quadrinhos, mantendo uma importante lista de contatos de fãs de HQs no Brasil inteiro. Atuou também como distribuidor independente em São Paulo, botando vários tipos de material em dezenas de bancas da capital.

Funcionário da Prefeitura de São Paulo, é amigo de centenas de profissionais da área (como Primaggio Mantovi, Rodval Matias, Paulo e Chico Caruso, Jayme Cortez, Diamantino da Silva, Rodolfo Zalla, Eugenio Colonnese, Mauricio de Souza, Eduardo Vetillo, Ziraldo, Watson Portela, Franco de Rosa, Mozart Couto entre muitos outros) e respeitado por seu conhecimento (muitas vezes “in loco”) de quadrinhistas já esquecidos ou até falecidos (como Bonini, Sérgio Lima, João Baptista Queiroz...).

Colaborou em várias editoras, como Opera Graphica e Escala Educacional, por ser um pesquisador dedicado, cuja coleção impecável de revistas faria inveja a qualquer um.

Worney, Franco de Rosa, Ofeliano entre outros, batalharam para que o Dia do Quadrinho Brasileiro fosse o dia em que Angelo Agostini publicou a primeira página de “As Aventuras de Nhô Quim” (30 de Janeiro de 1869).

A AQC-ESP (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo) foi criada em 1984, para reunir os profissionais da categoria, procurando defender seus interesses e abrir perspectivas para semi profissionais e incentivar os amadores a abraçar esta arte. Com poucos recursos e muito boa vontade de alguns, a associação tem procurado cumprir esta orientação. Mas existe um outro aspecto muito importante que tem ocupado um espaço de destaque entre as atividades da AQC-ESP: o resgate e a referência aos grandes artistas do quadrinho nacional, que são homenageados anualmente através do Troféu Angelo Agostini.

No início dos anos 90 lançou, em parceria com Edgard Guimarães, de seu zine mais famoso, o “IQI” (Informativo de Quadrinhos Independentes, nome logo encurtado para “QI”).



(acima, um momento de descontração com Worney Almeida [de óculos] e Otacílio D'Assunção, o Ota, na redação da "Mad", em 1983 [foto: arquivo Franco de Rosa/"A Saga dos Super-Heróis Brasileiros"])
http://aqcsp.blogspot.com/2010/11/worney-almeida-de-souza-por-bira-dantas.html


Worney Almeida de Souza - ‘Waz’


Relate algum problema encontrado nesse artista