Ofertas na Amazon!


Willy Lambillotte - ‘Lambil’



14 de maio de 1936

Lista de revistas com trabalhos de Willy Lambillotte - ‘Lambil’
Veja lista detalhada dos trabalhos


Lambil, cujo verdadeiro nome é Willy Lambillotte, é um escritor e cartunista nascido em Tamines, Bélgica. Ele atualmente reside na aldeia de Falisolle.
Depois de estudar na Academia Real de Belas Artes de Bruxelas, ingressa na editora Dupuis como letrista com a idade de 16 anos.

Em 1959, ele criou com Henri Gillain a série "Sandy e Hoppy", contando as aventuras de um jovem rapaz e seu canguru, publicada no Le Journal de Spirou. Em paralelo, ele desenhou para a mesma revista vários episódios da série "Belas Histórias do Tio Paulo".

Em 1972, após a morte do desenhista Louis Salvérius, Lambil passa a desenhar a série "Os Túnicas Azuis", do jovem escritor Raoul Cauvin, lançada em 1968 ou 1969. Lambil completa o álbum Outlaw (Fora-da-lei) deixado incompleto por Salvérius e assume a série. Com pesar, ele logo será forçado a abandonar a "Sandy e Hoppy" pelo sucesso cada vez maior de sua nova série. Na Bélgica, 54 álbuns da série já foram publicados, além de alguns outros álbuns diversos.

Em 1973, como parte da "Carte Blanche" da revista Spirou, Lambil cria com Cauvin uma paródia de caráter semi-autobiográfico, "Pobre Lampil", que retrata o cotidiano de um cartunista, dele e dos demais autores da Dupuis.

(AJO)


Willy Lambillotte - ‘Lambil’


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Roberval Machado
  • Adicionado por
    Roberval Machado
    em 24/09/2009 19:07:00