Waldyr Igayara de Souza



País de nascimento: Brasil
12 de maio de 1934
7 de junho de 2002

Lista de revistas com trabalhos de Waldyr Igayara de Souza
Veja lista detalhada dos trabalhos


(acima, o artista nos tempos da Editora Outubro)

Desenhista e ex-diretor editorial da Divisão Infantil da Editora Abril. No currículo do paulistano Waldyr Igayara de Souza estão passagens pelas editoras Outubro e Abril. Nesta última, onde ingressou em 1961, criou a legendária revista "Recreio" e, junto com Jorge Kato, foi um dos primeiros artistas nacionais a trabalhar nas HQs Disney para o estúdio criado pela Abril no final da década de 60. Depois, foi promovido a diretor editorial da Divisão Infantil da Abril. Foi Igayara quem editou os primeiros números da “Mônica” de Mauricio de Souza (nenhum parentesco).

Foi Igayara também quem convidou o então jovem Helcio de Carvalho (que se tornaria responsável pelas revistas Marvel/Abril) para trabalhar para a editora, conforme explica Gonçalo Junior no álbum "Marvel: 40 anos no Brasil" (2007):

"Quatro anos depois, em 1971, quando sentiu que tinha um traço seguro, Hélcio procurou Waldyr Igayara de Souza, então diretor editorial da Divisão Infantil da Editora Abril. Mostrou seu portfólio e disse que queria desenhar super-heróis. Como a editora não publicava nenhuma revista nessa linha, foi convidado a ser colorista ‘free lance’ das publicações Disney – função que ocupou enquanto fazia faculdade de Publicidade."

Foi Waldyr quem fechou acordo com a ICA para que os personagens Marvel publicados pela RGE passassem para a Abril.

Outro profissional convidado por Igayara (com Cláudio de Souza também participando das negociações) foi Primaggio Mantovi (então na concorrente RGE), contratado para desenhar e escrever quadrinhos da Disney na Abril.

Faleceu vítima de um enfarto agudo do miocárdio.

- Antônio Luiz Ribeiro


Notas e fontes —
“O Homem Abril”, de Gonçalo Junior
bengalasboysclub.blogspot.com.br/2012/03/tonyfernandespegasusblogspotcom.html


Waldyr Igayara de Souza

Personagens criados por Waldyr Igayara de Souza (3)


Relate algum problema encontrado nesse artista