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Vince Colletta



País de nascimento: Itália
15 de outubro de 1923
3 de junho de 1991

Lista de revistas com trabalhos de Vince Colletta
Veja lista detalhada dos trabalhos


Vince Colletta nasceu em Casteldaccia, Sicília e emigrou para os Estados Unidos com sua família. Estudou em Nova Jérsei, na Academia Fine Arts.

Colletta começou com os quadrinhos em 1952, desenhando a lápis e arte-finalizando seu próprio trabalho para a Better Comics. Nos anos seguintes ele começou sua colaboração de décadas com a Marvel, quando a companhia ainda se chamava Atlas Comics. Inicialmente como um artista dos quadrinhos de romance, em revistas tais como Love Romances, Lovers, My Own Romance, Stories of Romance e The Romances of Nurse Helen Grant. Colletta trabalhou também em aventuras da selva (Jungle Action, Jann of the Jungle, Lorna, the Jungle Girl) e de horror/fantasia (Uncanny Tales e Journey into Mystery).

Enquanto a Atlas passava por dificuldades, Colletta fez trabalhos temporários como desenhista nos títulos de romance da DC Comics (Falling in Love, Girls' Love Stories, e Heart Throbs). Também na Charlton Comics ele trabalhou em Love Diary e Teen Confessions. Seu último trabalho creditado como desenhista (a lápis) durante décadas foi a história "I Can't Marry Now" em Love Diary #6 (Setembro de 1959).

Marvel Comics

Como um dos arte-finalistas da Marvel nos anos de 1960, Colletta trabalhou em vários títulos novos. Começou seu trabalho de seis anos com o Thor de Kirby em uma história da série "Tales of Asgard" na revista Journey into Mystery #106 (julho de 1964). Colletta se tornou o principal artista da revista a partir do número 116 (maio de 1965). Ele continuou na revista quando o título foi mudado para The Mighty Thor no número 126 (março de 1966) e, com exceção do número 143 — continuaria até o número 167 (agosto de 1969). Voltaria na revista número 176 (maio de 1970) e no último número desenhado por Kirby, o número 179 (agosto de 1970). John Buscema arte-finalizou o número 178. O trabalho com Thor é considerado a fase mais criativa de Colletta.

DC Comics

Em 1970, Colletta — que tinha feito alguns trabalhos temporários para a DC Comics desde 1968 nas revistas de romance Falling In Love, Girls' Love Stories, Secret Hearts e Young Romance — mudou para a companhia acompanhando Jack Kirby, que deixou a Marvel Comics. Colletta arte-finalizou duas revistas branco-e-preto de Kirby: In the Days Of The Mob e Spirit World (com histórias curtas, ambas de outubro de 1971). Mais lembrados foram os trabalhos da dupla nas revistas da série Quarto Mundo. Se dizia que Colletta trouxera o visual inocente da Era Marvel para os novos heróis de Jack ao mesmo tempo que se dizia que ele apagava personagens figurantes e os transformava em silhuetas de multidão.

Colletta continuou a arte-finalizar grande números de revistas da DC até se tornar Diretor de Arte em maio de 1976 e ficou no cargo até maio de 1979.

Controvérsia

Reconhecido como um dos mais rápidos arte-finalistas dos quadrinhos americanos e um profissional de confiança para trabalhar em revistas com problemas de prazo, não ficou imune a críticas em sua carreira. Basicamente, a controvérsia residia no fato de que Colletta apagava e alterava os originais, seja por razões de custo como economizar tinta ou devido aos prazos. Joe Sinnott disse ao autor Ronin Ro: "Quando eu desenhava histórias de romances eu falava comigo mesmo que Vince destruiu o que fiz.... Ele eliminava pessoas dos quadrinhos e usava silhuetas...." O escritor Len Wein falou numa entrevista que "pegava as histórias de Luke Cage e as levava para a arte do maravilhoso George Tuska, antes que Vinnie Colletta as arruinassem."

Os companheiros de Jack Kirby são particularmente críticos. Mark Evanier disse: "Em 1970 quando Steve Sherman e eu nos encontramos com Steve Ditko, o desenhista perguntou sobre as novas revistas de Kirby, em sua estréia na DC. Quando lhe falaram que Colletta cuidaria da arte-final, ele disse que provavelmente não veria as revistas. No passado, quando ambos trabalhavam para a Marvel, Ditko disse que pegava as últimas revistas no escritório e sempre olhava os créditos antes de levá-las para casa. Se encontrasse o nome de Colletta — especialmente nos desenhos de Kirby — ele marcava a revista para devolução ou então a jogava no lixo. E fazia questão que Stan visse isso e soubesse das razões disso."

Já os admiradores de Colletta como Tony Seybert, ressaltaram que o estilo suave e delicado da tinta do artista evocava o distante passado mítico e lendário, das brumas dos tempos anciões e era ideal para as linhas dos penhascos de Asgard e das paisagens do Monte Olimpo.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vince_Colletta



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