Vertigo: Além do Limiar


Toninho Duarte



País de nascimento: Brasil
1939
2003

Lista de revistas com trabalhos de Toninho Duarte
Veja lista detalhada dos trabalhos


Quadrinista brasileiro, Antonio Duarte desenhou para as editoras Continental/Outubro, Edrel e Saber. É um dos grandes artistas brasileiros da geração 1960 e 1970.

Considerado um mestre por Minami Keizi (pioneiro nos mangás no Brasil), participou da produção do "Álbum Encantado", primeiro mangá brasileiro. Fez parte também do time de desenhistas da Editora Continental, que reuniu nada menos que 50 profissionais brasileiros de primeira linha em quadrinhos nos anos 1960, façanha até hoje nunca igualada. (1)

Depois de passar pela Pan-juvenil (que na verdade era um prqueno estúdio da editora Edrel), Toninho continuou a trabalhar nos bastidores das pequenas editoras de São Paulo como programador visual. Passou pela GEP, Roval, Trieste, Noblet e muitas outras.

No tempo da Kultus, na década de 1970, uma japonesinha foi procurá-lo porque queria ser desenhista. Os dois se apaixonaram e ficariam juntos até o artista gráfico ser assassinado durante um assalto em 2003, quando saía de casa para entregar uma encomenda. Teria sido atacado por um assaltante, que o atingiu com um objeto pontiagudo na cabeça. Socorrido, não resistiu aos ferimentos. Um fim estúpido e inaceitável de um grande artista.

(1) por Erico Molero.


Bibliografia:

CARVALHO, Helcio de. In FERNANDES, Raphael. "Morre o mestre Eugênio Colonnese". http://humbertocapellari.wordpress.com

NETO, Elydio dos Santos. "Minami Keizi, a Edrel e as HQs brasileiras:
Memórias do desenhista, do roteirista e do editor". São Paulo: UMESP/USP, 2006.

KEIZI, Minami. "Reflexão I". In www.uniblog.com.br/minami

ROSA, Franco de. "M. Penteado". In
www.nostalgiadoterror.com


Toninho Duarte

Personagens criados por Toninho Duarte (1)


Relate algum problema encontrado nesse artista