Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Salvador Bentivegna



País de nascimento: Brasil
1922
9 de julho de 1987

Lista de revistas com trabalhos de Salvador Bentivegna
Veja lista detalhada dos trabalhos


Editor muito ativo entre os anos 40 e 70. Empresário de visão, foi um dos primeiros a estimular que o lançamento do mangá (o quadrinhos japonês) no Brasil, nos anos 60.

Desde 1948 Bentivegna tinha uma pequena gráfica na Rua Tamandaré, 197, no bairro da Liberdade, em São Paulo. Através de sua gráfica ele começou a editar duas revistas, “Ciência Ilustrada” e “Mecânica e Ciência”, ambas montadas com material comprado de agências como a APLA e a Reuters. Ainda naquela época, de olho no sucesso dos quadrinhos da editora La Selva, lançou publicações infanto-juvenis que venderam bem. Com a participação de famosos artistas e desenhistas, como Jayme Cortez, Rubens de Azevedo, Colonnese, entre outros, a paulista Bentivegna Editora ganhava uma posição de destaque no mercado editorial.

Após a editora Bentivegna, Salvador desistiu dos quadrinhos por um tempo, embora retornasse a eles em outras ocasiões, inclusive como um dos fundadores da lendária Edrel. Tutelou jovens talentos como os nisseis (filhos de japoneses) Minami Keizi e Jinki Yamamoto, que, com ele, criaram a Edrel. Logo depois da Edrel, Bentivegna fundou a Roval. Por problemas de contabilidade, a Roval fechou, sendo substituída por uma nova empresa editorial, a Kultus.

Faleceu em 9/7/1987 de infarto.


Salvador Bentivegna


Relate algum problema encontrado nesse artista