Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Rodolfo Cimino



País de nascimento: Itália
16 de outubro de 1927
31 de março de 2012

Lista de revistas com trabalhos de Rodolfo Cimino
Veja lista detalhada dos trabalhos


Rodolfo Cimino (Palmanova, 16 de outubro de 1927 - Mestre, 31 de março de 2012) foi um roteirista da Disney , considerado um dos maiores da escola italiana.
Criador de inúmeras histórias e personagens, ele é particularmente lembrado como o pai de Regina , a rainha alienígena que na saga de cinco partes, de 1972 a 1994, desenvolve uma intensa história de amor com o Pato Donald.

Cimino iniciou a sua carreira Disney como tinteiro de Romano Scarpa , tendo assim a oportunidade de trabalhar em contato com o grupo criativo da época, composto, entre outros, por Guido Martina .

A primeira história inteiramente roteirizada por ele remonta a 1962, a partir de desenhos do próprio Scarpa: a partir deste momento Cimino especializou-se em roteiros, no qual revelou um talento particular. Na primeira metade da década de 1970 o autor produziu alguns dos melhores contos do período, em sua maioria desenhados por Giorgio Cavazzano, Luciano Gatto ou Scarpa.
Após uma interrupção entre 1976 e 1987, em que se dedicou à política e teve vicissitudes jurídicas, Cimino voltou à atividade de cartunista da Mondadori; nos anos 90 destacou-se sobretudo pelos roteiros da série Vovó Donalda E As Histórias À Beira Da Fogueira, relativamente originais porque baseados em personagens inusitados e em temas pouco Disney, como o amor e morte.
Cimino faleceu em 31 de março de 2012 aos 85 anos; Topolino dedicou-lhe uma memória nas páginas iniciais do número 2943. A última história escrita pelo autor friulano, Tio Patinhas e o veleiro de prata , foi publicada sete meses depois no número Topolino 2971 (31 de outubro de 2012); os desenhos são de um de seus colaboradores históricos, Giorgio Cavazzano .
Cimino é responsável pela invenção de personagens como Regina e Roberta e também pelo uso mais aprofundado de personagens menores, como Battista . Do ponto de vista estilístico, para dar mais profundidade e ironia às suas histórias, certamente muito imaginativas e muitas vezes surreais, utilizou também uma linguagem muito floreada, com a presença de inúmeros idiomas, lugares-comuns e termos nobres ou obsoletos.

As histórias de Cimino costumam ter o Tio Patinhas como protagonista e contam grandes aventuras em que é acompanhado por sobrinhos, o mordomo e a partir dos anos 90 também pelo robô Camillino , sempre em meios de transporte imaginativos, como o velocípede do tio Patinhas e o poeira de estrelas .

Entre os temas que aparecem com mais frequência, caças ao tesouro, o uso de tecnologias estranhas, até mesmo perturbadoras, ou o encontro e o choque com formas inusitadas de magia, mesmo nas histórias com Amélia. Nas histórias, os Dachshunds fazem uso de formas estranhas de tecnologia, mais mentais do que físicas ( Tio Patinhas e o pensamento do ladrão ).

A personalidade de Patinhas oscila entre diferentes matizes: ás vezes ele é obsessivamente dominado pela busca do lucro, em detrimento da competição, da sociedade e do meio ambiente, mas em outros casos ele é felizmente levado pela caça de tesouros não necessariamente preciosos, e pode ser heroicamente defensivo ao proteger seus netos ( Tio Patinhas e o dublê eletrônico , Tio Patinhas e o jardim do "pequeno Gik" ). Na saga de Regina, ele foi o mentor de seu sobrinho várias vezes, fornecendo-lhe os meios e o apoio para alcançar a amada rainha de Pacífico .

Quanto ao Pato Donald de Cimino, ele é realmente empreendedor e combativo, de uma forma positiva e muito diferente do preguiçoso crônico e hostil descrito em muitos contos de outros autores.


Rodolfo Cimino

Personagens criados por Rodolfo Cimino (2)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • DiegoHH
  • Adicionado por
    DiegoHH
    em 31/07/2007 14:53:00