Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Rodinério da Rosa



País de nascimento: Brasil
1962

Lista de revistas com trabalhos de Rodinério da Rosa
Veja lista detalhada dos trabalhos


Rodinério da Rosa, nasceu em Santa Maria/RS em 1962. Cineasta, desenhista e roteirista, produziu e desenhou junto com Law Tissot e Marco Muller, na cidade de Rio Grande o fanzine Mutação em 1984, que foi o marco das produções de HQ na cidade. No ano seguinte mudou para Porto Alegre, onde tornou-se um dos membros fundadores da GRAFAR, associação que engloba cartunistas, desenhistas de HQ, artistas gráficos do RS.

Editou 4 números da revista independente Made in Brasil Quadrinhos, junto com Drégus e Jerri Dias. Esta revista contou com nomes de peso da Nona Arte brazuca, como Shimamoto, Edgar Vasques, Santiago, Elmano, Bier, Rodrigo Rosa (hoje editor da Figura), Law Tissot, entre outros.

Com a GRAFAR participou do livro Edição de Risco e várias exposições de cartum.

Em 2001 convidado pela Editora Escala, editou a revistinha de humor Talebang com tiragem nacional.

Em 2003, participa da organização da Exposição de cartum do Fórum Social Mundial. E o cartum que desenhou sobre o controle da água, foi publicado pela Human Rigths da Suíça.

Escreve e dirige para áudio visual. Entre seus trabalhos consta o Histórias Extraordinárias, com o episódio A LISTA, docudrama que escreveu e co-dirigiu com Jerri Dias para RBS TV, afiliada da rede Globo no RS.

Também produziu o longa documentário Artistas na Pandemia em 2020.

Atualmente reside em Cachoeirinha- RS, cercado de cães e gatos, resgatados das ruas, em trabalho voluntário na causa animal.




Personagens criados por Rodinério da Rosa (1)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Gabriel Koller
  • Adicionado por
    Gabriel Koller
    em 20/04/2022 23:13:00