Ofertas na Amazon!


Roberto Kussumoto



País de nascimento: Brasil
27 de julho de 1955

Lista de revistas com trabalhos de Roberto Kussumoto
Veja lista detalhada dos trabalhos


Roberto Kussumoto, nascido em Paulópolis, SP, em 27 de julho de 1955. Após os 10 anos, mudou-se para a capital, quando seus pais tentavam uma vida melhor.

Em 1976 conheceu o roteirista Ataíde Braz em um curso de desenho do Senac. Naquele mesmo ano a dupla decidiu fazer quadrinhos. No mesmo curso do Senac, Kussumoto e Ataide viriam a conhecer também o desenhista Sebastião Seabra, quando este dava uma palestra sobre quadrinhos no local, para a turma do professor Silvestre Mendonça. Kussumoto e Ataide eram alunos de Mendonça, que havia sido contatado por um amigo, o Retamozzo, artista plástico de Curitiba que estava envolvido com a criação da editora Grafipar. Mas a primeira publicação profissional de Kussumoto e Ataide não foi na Grafipar, mas sim na Vecchi, no n° 4 da revista “Spektro”, em janeiro de 1978.

Logo a seguir os dois ingressaram na Grafipar, de Curitiba, junto com Seabra, começando na revista “Personal”, que não era exatamente um gibi. Era uma revista masculina em formatinho, com 48 páginas, de circulação quinzenal e publicava historietas eróticas com no máximo cinco páginas. Na editora colaborou ainda para as revistas “Neuros”, “Perícia”, “Eros”, “Próton”, entre outras.

Para a Editora Abril desenhou para as revistas “She-Ra: Princesa do Poder”, “BraveStarr” e “Operação Zillion”. Em 1985 desenhou a minissérie “A Era dos Halley”. Para a Editora EBAL, desenhou quadrinhos baseados em séries live-action japonesas, como “Jaspion” e “Changeman”. Colaborou também para a editora Nova Sampa e com o jornal " O Globo".

Algumas de suas obras também foram publicadas em álbuns na Holanda, Bélgica e França, como os quadrinhos para adultos nas revistas “La Marquise Sadique” (1990), “La Marque du Maître” (1992) e “Les 11001 Verges” (1992). Outro trabalho de destaque foi a participação no livro “História do Japão em Mangá” (2008).

Para o Japão, colaborou para o jornal “Chunichi” com um texto e ilustração sobre o tema “Um olhar de um estrangeiro sobre o cotidiano do Japão", e pela JICA (Agência Agência de Cooperação Internacional do Japão) colaborou na revista “Kaigai IJU” com texto, ilustração e tiras.

Fonte: HQs “Especial dos Quadrinhos” n° 6 (Grafipar) e "Arte Sequencial Brasileira" (Sociedade Secreta dos Quadrinhos/2025)

Facebook: Roberto Kussumoto


Roberto Kussumoto


Relate algum problema encontrado nesse artista