Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Robbert Damen



País de nascimento: Países Baixos (Holanda)
3 de abril de 1971

Lista de revistas com trabalhos de Robbert Damen
Veja lista detalhada dos trabalhos


Robbert Damen é um ilustrador holandês e artista de quadrinhos. Ele tem sido roteirista regular de revistas de quadrinhos como Donald Duck, Tina, Taptoe e Wild van Freek desde meados dos anos 90, mas também é conhecido por suas próprias séries como 'Guardian' (Eppo, desde 2012) e 'Prinses Simone'. desde 2017).

Nascido em Noordwijkerhout em 1971, Robbert Damen começou a desenhar quadrinhos para revistas independentes como Impuls, Stripnieuws e De Stripper em 1995. Sua faixa de ging 'Snoek en Trawanten' foi publicada pela primeira vez em 1999 e depois em De Stripper, Stripnieuws e MYX.

Ele escreveu seus primeiros roteiros para o holandês Donald Duck semanalmente pela Sanoma em 1996, e tem escrito quadrinhos da Disney em uma base mais regular desde 2007. Os roteiros de Damen caracterizam principalmente 'Donald Duck' e sua família, mas ele também escreveu histórias de aventura com 'Mickey Mouse' e Goofy ', e ocasionais com' Madame Mim 'e' Little Hiawatha '. Ele também ilustrou algumas histórias. Damen também trabalhou regularmente para a revista feminina Tina, que também é publicada pela Sanoma. Ele primeiro fez seis contos de 'Ten Cate & Co' (2002-2005), e depois montou o quadrinho sobre o grupo pop 'SfinX' com René Bergmans em 2007. Ele escreveu os roteiros até 2012, após o qual Bergmans continuou a história em quadrinhos. seu próprio.

Juntamente com Sander de Fouw , ele foi responsável pelo novo conceito de história e desenhos da revista escolar Taptoe da Blink Uitgevers em 2011. Eles forneceram história e arte para os quadrinhos da revista, que incluiu o recurso regular 'Odin vraagt ??zich af ...' até a edição final, em agosto de 2016. A partir de setembro de 2016, a dupla também foi responsável pelos quadrinhos publicados no Follow to da Taptoe, Wild van Freek, uma revista educacional sobre natureza e vida selvagem construída em torno do popular biólogo Freek Vonk. Além de histórias em quadrinhos com o próprio Vonk, eles também fizeram uma faixa sobre seu monitor de rock, chamado 'Johans wilde avonturen'. Damen deixou a história em quadrinhos no início de 2018, após o que Pascal Oost assumiu. Ele também trabalhou com De Fouw no comic 'Stuntelman' para a National Geographic Junior, outra revista publicada pela Blink. Damen sucedeu Margreet de Heer como o escritor desta faixa de 2013 até 2018.

Em 2012, Damen publicou o primeiro fascículo de sua série de fantasia vitoriana 'Guardian' na revista Eppo. Vários álbuns foram publicados desde então. Em 2013, Damen foi o ilustrador e artista de quadrinhos do livro de dois volumes 'Van Toen Tot Nu'. Os livros ilustrados com segmentos cômicos apresentam cinquenta eventos importantes, pessoas e objetos da história dos Países Baixos. Foi uma produção conjunta do Studio Stampij e Big Balloon.

Damen também fez sete episódios de 'Finn & Fab' para a revista de futebol Just Kick It! em 2015. Ele retornou às páginas da Tina no início de 2017 com 'Prinses Simone', sobre uma jovem princesa que quer ser como crianças normais.

Robbert Damen também trabalha como quadrinista e ilustrador para clientes comerciais. Em 2003, ele produziu um álbum sobre 'Kapitein Haak' para Big Horeca. Com Daniel van den Broek , ele fez dois álbuns de quadrinhos estrelando 'Captain Ecki', o mascote do resort de férias alemão Tropical Island, através da agência Jora Vision em 2016.



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Ramiro Vieira
  • Adicionado por
    Ramiro Vieira
    em 23/05/2017 02:09:00
    Editado por Marcos Nash