Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Rafael Calça



País de nascimento: Brasil
1984

Lista de revistas com trabalhos de Rafael Calça
Veja lista detalhada dos trabalhos


Rafael Calça é roteirista e ilustrador. Nasceu em 1984, na cidade de São Paulo e, já fez ilustrações para diversos livros e revistas, incluindo publicações das editoras Abril, Ática, Globo, LeYa e Moderna, entre outras.

Participou das coletâneas de quadrinhos "Front #16"(ViA Lettera) e "Quebra-Queixo - Technorama - volume 3" (Devir). Em 2013, lançou a HQ independente "Dueto", foi roteirista dos romances gráficos "Jockey" (Veneta, 2015, com desenhos de André Aguiar) e "Crônicas da Terra da Garoa" (SESI-SP, 2016, com Tainan Rocha).

Em 2019, Calças ganhou o troféu Angelo Agostini de Melhor Roteirista, pelo álbum "Jeremias - Pele" (2018, com Jefferson Costa), o primeiro personagem negro da Turma da Mônica de Maurício de Sousa, para a linha Graphic MSP da Panini. Pela mesma obra, ganhou junto a Jefferson Costa dois troféus HQMIX (Melhor Edição Especial Nacional e Melhor Publicação Juvenil) e o prestigiado e maior prêmio literário brasileiro, o Prêmio Jabuti de Melhor História em Quadrinhos.

No mesmo ano, também foi responsável pelo roteiro da história de apresentação da personagem Milena e sua família ("A Nova Amiguinha"), publicada no gibi mensal da "Turma da Mônica #45" (Panini, janeiro 2019).

Em janeiro de 2020 outra história do Jeremias foi escrita por Calça, no gibi "Turma da Mônica Jovem #38" da série II (Panini, janeiro 2020), intitulada "Diário de Viagem".

Ainda foi coargumentista e consultor da peça musical "Brasilis", e escreveu episódios de animações da Turminha no Cartoon Network.

Fonte: HQ Graphic MSP "Jeremias - Pele" (Panini/2020)


Rafael Calça


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Cristiano Carneiro
  • Adicionado por
    Cristiano Carneiro
    em 11/12/2014 22:11:00