Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Paulo Fukue



País de nascimento: Brasil
3 de abril de 1942

Lista de revistas com trabalhos de Paulo Fukue
Veja lista detalhada dos trabalhos


(Na imagem, Roberto Iutaka Fukue [com mangas arregaçadas] com Minami Keizi [de bigode], Paulo Fukue [de jaqueta preta] e Itsuo Nakashima, filho de Ypê Nakashima [de xadrez], em foto de 2008)

Um dos autores da editora EDREL, ao lado de Minami Keizi, Fernando Ikoma, Cláudio Seto, Fabiano Dias, Roberto Fukue (irmão de Paulo), entre outros.

A EDREL, fundada em 1967, se destaca por ser a pioneira em lançar quadrinhos com inspiração nos "mangás" japoneses. Além desses quadrinhos de inspiração japonesa, a EDREL publicava HQs de diversos temas, de heróis a quadrinhos eróticos.

Os títulos da EDREL eram coordenados em três grupos: um liderado por Seto, outro por Ikoma e o último por Fukue. Paulo Fukue, que estudava na Panamericana de Artes, tinha 20 anos na época. Segundo Minami Keizi, Fukue era responsável por títulos como “Super Heros”, “Pabeyma”, tendo produzido para diversas publicações da editora.

Em 1972, Minami Keizi sai da direção da EDREL, cansado de perseguições políticas e desgostoso pela publicação da revista "Lar Moderno" pela editora. Paulo Fukue assume o cargo. Porém, as perseguições continuam, sendo Fukue detido e interrogado com violência. Por três dias numa cela, sofreu terror psicológico pela polícia federal, tudo isso pouco tempo após assumir o lugar de Minami Keizi. O próprio Keizi já tinha ido à polícia inúmeras vezes pelo conteúdo supostamente "subversivo" dos gibis da EDREL.´

Fukue publicou algumas HQs na editora M&C, de Minami Keizi e Carlito Cunha. Fixou-se na Editora Abril, produzindo para as revistas paradidáticas infanto-juvenis "Recreio", "Destaque e Brinque" e "Transfer", tendo feito também a produção gráfica e visual de muitos álbuns de figurinhas.

No ano de 2008, Fukue foi homenageado na vigésima edição do HQ Mix, na categoria "Grande Mestre", junto de seus colegas Ypê Nakashima, Fernando Ikoma, Minami Keizi e seu irmão Roberto Fukue.

Vários trabalhos clássicos foram relançados em formato álbum em 2019, como "Sanjuro e Outras Histórias" (Opera Graphica/GRRR!), "O Ciclo dos Primatas" e "Pabeyma" (Criativo/GRRR!). Em 2022, saiu material inédito, com o álbum de HQ infantil "Mixirica e Poncão" (Criativo/GRRR!), um antigo projeto.

No final de 2022, foi homenageado com uma biografia, intitulada "Paulo Fukue - O Engenheiro de Papel" (Ed. Criativo/ GRRR!).

Por Érico Molero. / Editado por Ale Nagado

Bibliografia:

BACELAR, Tiago. "A Identidade dos Quadrinhos Nacionais". In http://tbproducoesaudiovisuais.blogspot.com. Apud http://zinebrasil.googlepages.com.

LUYTEN, Sonia M. Bibe."MANGÁ PRODUZIDO NO BRASIL : PIONEIRISMO, EXPERIMENTAÇÃO E PRODUÇÃO". In http://intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/pdf/2003_NP16_luyten.pdf.

NETO, Elydio dos Santos. "Minami Keizi, a Edrel e as HQs brasileiras:
Memórias do desenhista, do roteirista e do editor". In http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R1930-1.pdf.

RAMOS, Paulo. "Comissão do Troféu HQMix define homenageados deste ano". In http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br.



Paulo Fukue

Personagens criados por Paulo Fukue (6)


Relate algum problema encontrado nesse artista