Ofertas na Amazon!


Paola Gaviria - ‘Power Paola’



País de nascimento: Equador
20 de junho de 1977

Lista de revistas com trabalhos de Paola Gaviria - ‘Power Paola’
Veja lista detalhada dos trabalhos


Power Paola (nascida Paola Andrea Gaviria Silguero) é uma cartunista colombiano-equatoriana. É autora das memórias gráficas Vírus Tropical (2011), Por Dentro (2012), Diario (2013), qp (2014), Todo Va a Estar Bien (2015) e Nos Vamos (2016). Seu trabalho trata de temas como sexualidade, feminismo, família e identidade pessoal.

Ela é membro do coletivo internacional de quadrinhos "Chicks on Comics".

Paola Gaviria, conhecida pelo pseudônimo de Power Paola, nasceu em Quito, Equador. Durante a gravidez de sua mãe, um médico insistiu que ela não estava grávida, mas foi vítima de um "vírus tropical". Sua família se mudou para Cali, Colômbia, quando tinha 13 anos e ela estudou na Fundación Universitaria de Bellas Artes em Medellín, onde ela foi co-fundadora do coletivo de arte Taller 7. Ela se descreve como uma "nômade" e desde então viveu em Sydney, Paris, San Salvador e Bogotá, embora agora viva em Buenos Aires.

Power Paola inicialmente trabalhou como pintora, depois começou a ler o trabalho de artistas de quadrinhos como Marjane Satrapi e Julie Doucet. Ela começou a desenhar quadrinhos aos 27 anos, para se divertir e documentar sua vida enquanto trabalhava em uma cozinha em Sydney. Inicialmente, ela publicou seus quadrinhos no Flickr e em zines impressos. Em 2011, a editora argentina Editorial Comun publicou seu livro de memórias Virus Tropical, que conta a história da infância de Paola crescendo como uma filha rebelde em uma família colombiana conservadora dominada por mulheres fortes. O livro foi recebido com elogios da crítica e republicado em inglês e francês pela Random House/Mondadori. Os críticos notaram seu estilo de desenho solto e voz íntima. Sobre Virus Tropical, o crítico Josep Oliver disse: "Usando um estilo ingênuo fortemente expressivo, Paola cria uma história em quadrinhos muito pessoal, com uma voz feminina clara, que é um porta-estandarte da história em quadrinhos dessas latitudes." O revisor Abril Castillo Cabrera comparou a leitura do livro a uma visita a uma terapeuta, escrevendo que Power Paola cria "uma atmosfera que podemos acessar, uma história com começo e fim, uma elaboração de sua vida e uma ponte que tende para a vida dos outros quem o leu.''

Seu trabalho foi exibido na Fundação PROA em Buenos Aires como parte da exposição Chicks on Comics "Relacionamento à Distância" em 2017.





Relate algum problema encontrado nesse artista