Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Orlandeli



País de nascimento: Brasil
27 de maio de 1974

Lista de revistas com trabalhos de Orlandeli
Veja lista detalhada dos trabalhos


Walmir Américo Orlandeli nasceu em 1974, na cidade de Bebedouro, interior de São Paulo. Aos seis anos, mudou-se com a família para São José do Rio Preto, onde, em 1994, iniciou sua carreira, no Diário da Região, com a tira "Violência Gratuita" - que no começo dos anos 2000 passaria a se chamar "Grump", e foi publicado até 2018.

Em 2002, o autor lançou a revista "Grump", pela Editora Escala, e ganhou o troféu HQMIX de Publicação de Humor.

Cartunista, quadrinista, chargista e ilustrador, já teve seu traço em veículos de mídia impressa, destacando jornal Folha de São Paulo, revistas Época, Superinteressante, Mundo Estranho, Saúde, entre outras, e foi premiado nos salões de humor de Piracicaba - na categoria Tiras, em 2008, com "(Sic)", Rio de Janeiro, Paraguaçu Paulista, Recife e até na Espanha.

Também foi laureado no 31o. Prêmio Abril de Jornalismo, em 2006, na categoria Visual-Infografia. E teve seis obras contempladas pelo ProAC - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo: "(Sic)", que saiu pela Conrad em 2010; "Daruma" (SESI-SP, 2016); "O Sinal" (Jupati, 2017); "Os Olhos de Barthô" (independente, pelo selo Gambatte, 2019) e "A Coisa" e o terceiro volume de "O mundo de Yang", ambos ainda inéditos.

Além dos álbuns já mencionados, Orlandeli publicou: "Eu matei o Libório" (2013) e "Grump" - "Naqueles Tempos, 20 anos de histórias" (2014) e "O Mundo de Yang" (2015), todos de forma independente; "Grump" - "Um dia eu chego lá" e "O Mundo de Yang" (com o mesmo conteúdo da edição independente), "(Sic) - volume 1 - Sim, eu posso ver... Eu acho" e "(Sic) - volume 2 - É... Olhando assim faz sentido", pela SESI-SP, em 2016; participou de várias edições da revista "Front", da Via Lettera, e dos álbuns "MSP 50 - Maurício de Sousa por 50 Artistas" (no qual fez uma HQ do Capitão Feio), em 2009, e "Mônica's", em 2013, ambos da Panini. Em 2017, lançou a "Graphic MSP Chico Bento - Arvorada", ganhadora do troféu HQMIX, na categoria Publicação Juvenil e que foi a terceira obra do autor a ser finalista do prêmio Jabuti - as outras foram "O Sinal" e "Os Olhos de Barthô". Em 2021, lançou seu segundo álbum Graphic MSP "Chico Bento - Verdade".

Fonte: HQ "Graphic MSP Chico Bento - Verdade" (Panini/2021).

www.orlandeli.com.br
Instagram: @orlandeli


Orlandeli


Relate algum problema encontrado nesse artista