Ofeliano de Almeida



11 de novembro de 1954

Lista de revistas com trabalhos de Ofeliano de Almeida


Apesar de ter nascido em São Paulo, o quadrinista, cartunista e ilustrador Eduardo Ebenezer Ofeliano de Almeida - ou simplesmente Ofeliano de Almeida - criou-se e vive até hoje no Rio de Janeiro. Cursou até o terceiro ano de Belas Artes na UFRJ mas, segundo ele mesmo, o conteúdo aprendido na faculdade pouco contribuiu em sua arte. "Sou um quadrinista e ilustrador autodidata", diz ele, em entrevista para José Carlos Neves.

Desde muito cedo era fã de quadrinhos, lendo gibis como Pimentinha, Brasinha, Pinduca, entre outros. Teve uma grande surpresa ao conhecer as histórias do Príncipe Valente, de Hal Foster, que, pelas palavras de Ofeliano, seria um "monstro sagrado que simplesmente ensinou ao mundo como desenhar HQ não humorística". Na adolescência treinou seu traço também com os artistas de terror nacionais, e até mesmo com o desenho de Jerônimo, quadrinho popular de Edmundo Rodrigues. Aos 10 anos já lançou seu primeiro fanzine, o Notícias dos Quadrinhos.

Começou como desenhista profissional com 19 anos, fazendo ilustrações e HQs na revista Miau, da Vecchi. Logo em seguida desenhou aulas de treinamento de funcionários para as Lojas Americanas que, segundo o artista, lhe rendeu um bom dinheiro. Foi editor da revista Medo, da Press Editorial. Foi desenhista em várias revistas como Spectro, Pesadelo e Mad.

Sua obra mais célebre é Leão Negro, criação em parceria com sua ex-esposa Cynthia Carvalho. No mundo de Leão Negro, que é ambientado num universo medieval, não existe humanidade, e sim "felinidade". De traço impecável, Leão Negro foi publicado até em Portugal pela Meribérica. Recentemente foi às livrarias em edições encadernadas pela HQM editora.

Segundo a Wikipedia, atualmente Ofeliano de Almeida deixou de lado a carreira de quadrinista, dedicando-se a storyboards para o cinema, em filmes como Os Normais, Cidade de Deus e Deus é Brasileiro.

Por Erico Molero.

Bibliografia:

NEVES, José Carlos. "Quadrinista Ofeliano de Almeida". In www.alanmooresenhordocaos.hpg.ig.com.br.

"Leão Negro", In http://melhorquetv.wordpress.com.

RAMOS, Paulo. "Leão Negro: produção nacional com cara de álbum europeu". In http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br.

http://pt.wikipedia.org



Ofeliano de Almeida


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 09/02/2008 19:44:00
    Editado por Erico Molero