Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(6)
A
(1209)
B
(1740)
C
(1805)
D
(1182)
E
(380)
F
(1040)
G
(1194)
H
(833)
I
(197)
J
(431)
K
(732)
L
(1155)
M
(2209)
N
(508)
O
(410)
P
(1223)
Q
(78)
R
(1195)
S
(2133)
T
(807)
U
(76)
V
(520)
W
(596)
X
(20)
Y
(181)
Z
(177)
Ofeliano de Almeida
★
11 de novembro de 1954
Lista de revistas com trabalhos de Ofeliano de Almeida
Veja lista detalhada dos trabalhos
Trabalhos
Total
Argumento
2
Arte
17
Arte-Final
1
Desenho
56
História
1
Ilustração
1
Roteiro
9
Texto
5
Editor
3
Capa: Arte
20
Capa: Cores
8
Capa: Desenho
6
Capa: Ilustração
1
Capa: Layout
2
Capa: Pintura
13
Apesar de ter nascido em São Paulo em 11 de novembro de 1954, o quadrinista, cartunista e ilustrador Eduardo Ebenezer Ofeliano de Almeida - ou simplesmente Ofeliano de Almeida - criou-se e vive até hoje no Rio de Janeiro, RJ. Cursou até o terceiro ano de Belas Artes na UFRJ mas, segundo ele mesmo, o conteúdo aprendido na faculdade pouco contribuiu em sua arte. "Sou um quadrinista e ilustrador autodidata", diz ele, em entrevista para José Carlos Neves.
Desde muito cedo era fã de quadrinhos, lendo gibis como "Pimentinha", "Brasinha" e "Pinduca", entre outros. Teve uma grande surpresa ao conhecer as histórias do "Príncipe Valente", de Hal Foster, que, pelas palavras de Ofeliano, seria um "monstro sagrado que simplesmente ensinou ao mundo como desenhar HQ não humorística". Na adolescência treinou seu traço também com os artistas de terror nacionais, e até mesmo com o desenho de "Jerônimo", quadrinho popular de Edmundo Rodrigues.
Atua desde 1974 criando ilustrações, HQs e jogos para publicações infanto-juvenis e adultas. Criou as revistas “Notícias dos Quadrinhos” em 1984, na qual propôs a data 30 de janeiro como Dia do Quadrinho Nacional, e “Parábola” (1991) - ambas tratavam sobre a história e a linguagem das HQs.
Começou como desenhista profissional com 19 anos, fazendo ilustrações e HQs na revista "Miau", da Vecchi. Logo em seguida desenhou aulas de treinamento de funcionários para as Lojas Americanas que, segundo o artista, lhe rendeu um bom dinheiro. Além da editora Vecchi, colaborou com as mais importantes revistas em quadrinhos nacionais em editoras como Bloch, Rio Gráfica, Ediouro, Record, Press, Nova Sampa, Escala, entre outras.
Nos anos 1980/1990 criou e editou as revistas “Medo” (Press Editorial - Troféu Angelo Agostini de Melhor Lançamento de 1995), “Contato Imediato”, “Andróide”, “Helldorado”, “Cyprus Hook”, “Saga”, “Luzes do Caminho”, dentre outras. Foi desenhista em várias revistas como "Spectro", "Pesadelo" e "MAD" (colaborou com capas, cartuns e quadrinhos entre 1994-1995).
Em 1991 foi o primeiro colocado no Festival Internacional de Humor de Piracicaba com a HQ “Coisa de Loucos”. Teve uma longa experiência criando storyboards para o cinema, TV e publicidade. Coordenou equipe para confecção dos storyboards dos shows de abertura e encerramento dos Jogos Panamericanos de 2007 e, neste mesmo ano, recebeu o Troféu Angelo Agostini como Mestre do Quadrinho Nacional.
Criou HQs eróticas para a revista “ELE&ELA”, sendo que uma delas, em que o cartunista Péricles encontra seu personagem "Amigo da Onça", deu origem ao curta-metragem “A Última do Amigo da Onça” (2005), com argumento e storyboards do próprio Ofeliano, premiado no Festival Guarnicê de Cinema em São Luís do Maranhão.
Sua obra mais célebre é "Leão Negro", criação em parceria com sua ex-esposa, a quadrinista Cynthia Carvalho, publicado em tiras pelo jornal "O Globo" (1987) e depois em vários álbuns. No mundo de "Leão Negro", que é ambientado num universo medieval, não existe humanidade, e sim "felinidade". De traço impecável, foi publicado até em Portugal pela Meribérica e em mais de dez países de língua portuguesa e latina. Recentemente foi às livrarias em edições encadernadas pela HQM editora.
Segundo a Wikipedia, atualmente Ofeliano de Almeida deixou de lado a carreira de quadrinista, dedicando-se a storyboards para o cinema, em filmes como "Os Normais", "Cidade de Deus" e "Deus é Brasileiro".
Fonte: HQ "Arte Sequencial Brasileira" (Sociedade Secreta dos Quadrinhos/2025)
Erico Moleno/Bibliografia - http://pt.wikipedia.org
- "Leão Negro", In http://melhorquetv.wordpress.com.
- NEVES, José Carlos. "Quadrinista Ofeliano de Almeida". In www.alanmooresenhordocaos.hpg.ig.com.br
- RAMOS, Paulo. "Leão Negro: produção nacional com cara de álbum europeu". In http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br
Relate algum problema encontrado nesse artista
Adicionado por
Antônio Luiz Ribeiro
em 09/02/2008 19:44:00
Editado por
Erwin
,
Erico Molero
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*