Vertigo: Além do Limiar


Nigel Dobbyn



País de nascimento: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
5 de março de 1963
24 de agosto de 2019

Lista de revistas com trabalhos de Nigel Dobbyn
Veja lista detalhada dos trabalhos


Baseado no nordeste da Inglaterra, os primeiros trabalhos de Dobbyn para 2000 AD foram um trio de Future Shocks em 1988. Em seguida, veio sua estreia em uma nova série médica espacial, Medivac 318, escrita por Hilary Robinson e baseada em textos anteriores da autora.

A série que acompanhava uma equipe de ambulância trabalhando em meio a uma guerra interplanetária destacava o estilo inconfundível de Dobbyn, sua narrativa forte e linhas claras, conferindo a toda a sua obra uma solidez e abertura que frequentemente destoava do estilo das artes predominantes em quadrinhos da época.

Seu trabalho colorido era ousado e marcante, mas também realista e terroso – seu trabalho na série futurista de eco-policiais Trash (Progs 760 a 770), escrita por Paul Kupperberg, contrastava os cinzas da decadência urbana com verdes exuberantes e cores vibrantes de flores. Ele também tinha habilidade para a ação e seu trabalho em Red Razors com Mark Millar e em histórias de Strontium Dogs de Garth Ennis, apresentando Johnny Alpha e o ajudante peludo de Wulf Sternhammer, Gronk, demonstraram sua habilidade de desenhar cenas de ação convincentes, envolventes e energéticas. Ele retornou à 2000 AD para uma série de histórias individuais da Ace Trucking Co.

Seu estilo era igualmente adaptável a quadrinhos voltados para crianças e jovens e, graças às suas conexões com o ex-editor da 2000 AD Richard Burton e o roteirista Nigel Kitching, nos anos 1990 Dobbyn começou a trabalhar em Sonic the Comic, baseado no popular personagem de videogame Sonic the Hedgehog, e mais tarde tornou-se uma presença permanente na programação ao lado de artistas como Richard Elson. Ele trabalhou em Digimon da Dark Horse, nas adaptações de Shakespeare da Classical Comics e em Homem-Aranha e Seus Amigos da Panini. Ele também escreveu e desenhou Billy the Cat para The Beano e produziu a arte de uma adaptação em graphic novel de Nightrise, de Anthony Horowitz.

Ele também trabalhou em uma série de três livros inspirados em HP Lovecraft para a Arcturus Publications, em Goblin Princess para a revista Sparkle World da Redan, e na tira baseada na mitologia nórdica 28AR para a nova antologia de tiras em quadrinhos Brawler. Ele escreveu e desenhou a tira em quadrinhos Saxon Princess, exposta no Museu Kirkleatham, em Redcar, e estava trabalhando em uma tira para a antologia digital Aces Weekly.

Nigel Dobbyn faleceu em 2019.





Relate algum problema encontrado nesse artista

  • UlyssesVal
  • Adicionado por
    UlyssesVal
    em 15/02/2026 20:51:00