Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Morrie Turner



País de nascimento: Estados Unidos da América
11 de dezembro de 1923
25 de janeiro de 2014


Desenhista da tira “Wee pals” (“Nossa turma”, na versão da editora Vecchi). A historieta, criada e produzida por ele, girava em torno de um grupo de garotos entre oito e 10 anos, de diversas etnias. Como eram de diversas cores, eles se chamavam de a “Turma de Arco-Íris” (isso numa época em que arco-íris não tinha conexão gay).

“Wee pals” estreiou nos jornais em 15 de fevereiro de 1965. Morris, um artista negro, a criou por sugestão de seu mentor, o cartunista Charlie Schulz, quando seu pupilo perguntou por que eram raras as etnias nos quadrinhos americanos. De início, Morris criou uma tira chamada “Dinky fellas”, composta só por garotos negros, mas apenas um jornal, o “Chicago Defender”, teve coragem de publicar. O autor então mudou o nome da tira para “Wee pals” e conseguiu que ela fosse distribuída pelo Lew Little Enterprises (e, depois, pelo Register and Tribune Syndicate e, finalmente, pelo United Feature). Mas, em sua estréia, em 1965, apenas cinco jornais a publicaram. A sorte mudou em 1968, com o assassinato de Martin Luther King, fazendo com que “Wee pals” fosse publicado em mais de 60 diários. Foi exibido também uma desenho animado, exibido na TV entre 1972-73 com o título mudado para “Kid Power”.

Turner morreu em 2014. No ano seguinte, a tira passou a ser distribuída pelo Creators Syndicate. A tira nunca foi distribuída pelo King Features, como afirmam alguns.




Personagens criados por Morrie Turner (6)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 01/01/2016 22:42:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro