Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(10)
A
(1144)
B
(1672)
C
(1729)
D
(1111)
E
(362)
F
(993)
G
(1137)
H
(797)
I
(187)
J
(406)
K
(701)
L
(1103)
M
(2119)
N
(481)
O
(398)
P
(1160)
Q
(75)
R
(1121)
S
(2043)
T
(761)
U
(69)
V
(499)
W
(572)
X
(16)
Y
(172)
Z
(174)
Martin Goodman
País de nascimento:
Estados Unidos da América
★
18 de janeiro de 1908
✝
6 de junho de 1992
Lista de revistas com trabalhos de Martin Goodman
Veja lista detalhada dos trabalhos
Trabalhos
Total
Diálogos
1
Editor original
273
História
1
Editor americano, mais conhecido como um dos fundadores do império Marvel. Em 1939, Goodman era editor e proprietário da Red Circle, editora criada por ele e que publicava “pulps” (magazines populares de contos de aventura, ficção-científica etc.). Naquele ano, constatando o sucesso de “Superman”, “Batman” e outros gibis, decidiu entrar no ramo dos quadrinhos. Para produzir as historietas que iriam compor a primeira revista em quadrinhos de seu novo selo “Timely”, Goodman recorreu ao Funnies Inc. — um do muitos estúdios formados por desenhistas que sabiam fazer quadrinhos mas que não tinham capital para bancá-los.
O gibi se chamava “Marvel Comics” (que, a partir do segundo número, teve o título aumentado “Marvel Mystery Comics”) e foi lançado no final de julho ou início de agosto (mas com data de novembro de 1939). O n° 1 trazia cinco heróis: Tocha Humana (de Carl Burgos), Namor, o Príncipe Submarino (de Bill Everett), Ka-Zar, Anjo (de Paul Gustavson) e Masked Rider (de Al Anders). Desses cinco, só Namor e Ka-Zar não eram inéditos. O primeiro já tinha sido publicado no mesmo ano no gibi “Motion Picture Funnies Weekly” e o segundo era um conhecido herói de “pulps”.
O sucesso da “Marvel Comics” fez Goodman dar sinal verde para o lançamento de um novo herói, o Capitão América de Joe Simon & Jack Kirby, este um personagem inteiramente produzido dentro da Timely, e não no Funnies Inc.
Com o final da Guerra, os heróis de gibis perderam a popularidade que tinham, e Goodman apelou para outros gêneros, como western, policial, romance e terror, que passaram a vender tanto quanto os antigos super-heróis. Assim, a década de 50 começou a todo vapor para a companhia. Os gibis de Goodman vendiam bem a ponto do editor comprar sua própria distribuidora de revistas, a Atlas News Company. Por conta disso, até o final de 1951 todos os títulos já estampavam o logotipo do novo selo editorial de Goodman: Atlas Comics.
Em 1957, porém, com a campanha contra os gibis, as vendas começaram a cair muito. Goodman vendeu a distribuidora para atenuar o prejuizo, e recorreu à American News Corp. (ANC) para fazer a distribuição. Com a nova distribuidora, ele pôde lançar mensalmente mais de 75 títulos nas bancas. Mas, poucos meses depois, a lei antitruste levou a American a dissolver sua distribuidora, obrigando Goodman a cancelar praticamente todos aqueles títulos e demitir vários funcionários, inclusive John Romita (que acabou indo para a DC, onde o prevenido Gene Colan também já estava com um pé, só para garantir). Dos 75 títulos, Goodman passou a lançar mensalmente apenas oito, distribuídos agora pela Independent News — subsidiária da National (DC).
A partir de maio de 1961, a editora de Goodman passou a se chamar oficialmente “Marvel Comics”, com seus gibis começando a estampar o selinho “MC” na capa. Stan Lee, seu editor, veio com a idéia de criar novos super-heróis, para competir com a DC, que estava publicando o gênero com sucesso naquela época, com o enfoque mais para a ficção científica. Goodman e Lee, então, criaram uma nova revista naquele ano, “Fantastic Four” (Quarteto Fantástico). Com o sucesso da experiência, vieram outros títulos: “Hulk”, “Thor”, “Homem-Formiga”, “Homem-Aranha” (os quatro em 1962), “X-Men”, “Homem de Ferro”, “Vingadores” (os três em 1963), “Demolidor” (1964) e muitos outros. Em 1963, todos os gibis da editora traziam pela primeira vez o logotipo “Marvel Comics” (ou “MC”) nas capas.
Em 1968 Goodman vendeu a Marvel para a Perfect Film e a Chemical
Corporation. Agora com um novo distribuidor, a Marvel pôde lançar inúmeros títulos nas bancas (e não apenas oito). Goodman foi “Publisher” da Marvel até 1972. Após sair da Marvel e fracassar no lançamento de uma nova editora, a Atlas (que, tirando o nome, não tinha relação com a antiga Atlas), Goodman se aposentou e foi morar na Flórida em 1975. Morreu em 1992, aos 82 anos, após doença prolongada.
Personagens criados por Martin Goodman (3)
Asas de Fogo
Esquadrão Vitorioso (Heróis Unidos)
Red Trent
Relate algum problema encontrado nesse artista
Adicionado por
antônio Luiz Ribeiro
em 19/10/2007 19:53:00
Editado por
Antônio Luiz Ribeiro
,
alribeb@gmail.com
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*