Marcos Maldonado



País de nascimento: Brasil
25 de abril de 1940

Lista de revistas com trabalhos de Marcos Maldonado
Veja lista detalhada dos trabalhos


(ao lado, Marcos Maldonado e sua esposa em foto divulgada pelo Tex Willer Blog)

Letrista brasileiro, mais conhecido por seus trabalhos nas revistas do cowboy “Tex”. Marcos Maldonado Rodrigues nasceu em Sorocaba, São Paulo, filho de lavradores espanhóis. A família era composta de seis irmãos, quatro homens e duas mulheres. Formado em ajustador, torneiro mecânico e fresador, mudou-se para a cidade de São Paulo em 1960. Em 1962, seu irmão Antonio iniciou carreira de letrista de fotonovelas para a Editora Abril passando depois a letreirar também quadrinhos. Foi a partir daí que Marcos começou a demonstrar interesse pelas letrinhas. Em 1969 Marcos Maldonado finalmente se tornou letrista de quadrinhos. No ano seguinte, começou a fazer a revista “Akim”, para Editora Noblet, desde o nº 1 junto com a esposa, Dolores. Também para a Noblet, fez “Mister No” (desde o nº 1 também). A partir de 1980, começou a fazer “Tex”, quando o título ainda era editado pela editora Vecchi.

Sua espetacular caligrafia ganhou a admiração de Dorival Vitor Lopes, editor e um dos donos da Mythos, com quem manteve uma grande amizade e permitiu que continuasse a trabalhar com “Tex” quando este passou a ser publicado por aquela editora paulista.

Marcos Maldonado fez as letras da série “Tex” durante muitos anos, já quase podendo ser considerado um patrimônio dos bastidores brasileiros daquela historieta. E o mais curioso é que, mesmo sendo um senhor de idade avançada, tinha uma letra firme e linda, digna dos melhores elogios. Eram letras uniformes e elegantes que sempre garantiram uma leitura agradável que, no linguajar técnico, define-se como “legibilidade”. Lopes não desejou e nem seria capaz de tirar esse trabalho (e ao mesmo tempo um prazer) de Maldonado, apesar dos custos serem maiores e da confecção da revista na versão brasileira demorar mais, de tal forma que, enquanto o legendário letrista quisesse e fosse capaz, seria sempre dele esse trabalho.

Além de “Tex”, Marcos Maldonado também fez letras para “Zagor”, “Mister No”, “Akim” (o qual letreirou durante quase 20 anos, desde o nº 1 junto com a mulher Dolores), “Chet”, “Fantasma”, “Mandrake” e muitos outros personagens.

Mas depois de 30 anos de atividade como letrista de revistas em quadrinhos, Maldonado, por determinação médica, deixou de fazer manualmente as letras de “Tex” em 2002. Os “Tex Coleção” de números 190 e 191 (novembro e dezembro de 2002, respectivamente) foram seus últimos letreiramentos manuais. Os trabalhos de Maldonado pós Tex Coleção” 190 e 191 já foram feitos com a ajuda do computador e de sua filha.

Maldonado é casado com Dona Dolores, tendo três filhos e oito netos.


Notas e fontes —
http://texwillerblog.com/wordpress/?p=10387
http://www.texbr.com/portrasdopano/mythos/bastidores_mythos.htm
http://www.texbr.com/texcolecao/txc191.htm


Marcos Maldonado


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Incrível_Hulk
  • Adicionado por
    Incrível_Hulk
    em 29/02/2008 16:08:00