Ofertas na Amazon!


Marcelo Milani - ‘Milani’



País de nascimento: Brasil
26 de fevereiro de 1972

Lista de revistas com trabalhos de Marcelo Milani - ‘Milani’
Veja lista detalhada dos trabalhos


Marcelo Milani, nascido na cidade de São Paulo em 26 de fevereiro de 1972, foi um roteirista de HQs que atuou no mercado editorial brasileiro nos anos 90.

Iniciou sua carreira aos 15 anos nos Estúdios Phenyx de Tony Fernandes & Wanderley Felipe, escrevendo roteiros para os primeiros gibis de “O Pequeno Ninja", publicados pela Editora Ninja. Em seguida escreveu a série de Ficção Científica Cyberpunk "Hades: Planeta Maldito" para a revista "Pau Brasil", da editora Vidente, de Gilberto Firmino. Publicou contos esotéricos na Editora Vidente e de Space Opera Sci-Fi na "Dragão Brasil", pela Trama.

Após pouco mais de dois anos trabalhando na cena underground, transferiu-se para os estúdios Disney na então Editora Abril Jovem, onde publicou centenas de roteiros, com diversos personagens, muitos deles traduzidos e re-publicados em países como Itália, França, Portugal, EUA e Colômbia. Atuou na criação e desenvolvimento da revista "Quack!", uma proposta da Disney no Brasil, concebida para uma linguagem diferente dos títulos até então produzidos pela empresa. A revista conquistou dois "Prêmios Abril de Jornalismo" em 1993, sendo o de "Melhor Roteiro de HQ" pela história "O Pato Flautista de Hamelin", uma releitura da fábula, escrita em versos, atribuído a ele. Trabalhou na equipe de outros grandes artistas Disney dos anos 90, entre eles Flávia Muniz, Primaggio Mantovi, Júlio de Andrade, Kaled Kanbour, Lúcia Nóbrega, Arthur Faria Júnior, Carlos Edgard Herrero e Marcelo Verde.

Ainda pela Editora Abril Jovem publicou HQs de Ficção Fantástica para a revista Dragon Magazine, editada no Brasil sob licença da extinta TSR, Inc., para a qual também colaborou com traduções de jogos de RPG. Além disso escreveu inúmeras HQs e realizou adaptações para gibis de roteiros de TV para as revistas "Família Dinossauros" e "TV ColOsso". Nessa mesma época produziu roteiros da Turma da Mônica, para os Estúdios Maurício de Souza e também HQs de treinamento e conscientização ambiental para empresas.

Além de constar no Guia dos Quadrinhos, o artista também é citado como criador e possui algumas de suas obras referenciadas no "Banco de dados mundial sobre quadrinhos Disney" Inducks (International Network of Disney Universe Comic Knowers and Sources).

Aposentou-se da carreira no mundo dos quadrinhos no início dos anos 2000, escrevendo para a revista Senninha & sua Turma, do Instituto Ayrton Senna, quando publicada pelo selo da Abril Jovem.





Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 29/05/2011 16:49:00
    Editado por Johnny Miller