Lincoln Nery - ‘Linc Nery’



País de nascimento: Brasil
26 de setembro de 1983

Lista de revistas com trabalhos de Lincoln Nery - ‘Linc Nery’
Veja lista detalhada dos trabalhos


Nascido em 26 de setembro de 1983 no Rio de Janeiro, Lincoln se interessou por super-heróis ao ver as animações e séries que passavam na TV na época, e aos 6 anos criou o personagem Jou Ventania. De inicio, apenas uma boneco de capa e boné, um pouco depois de assistir ao filme Batman de Tim Burton, quando desenvolveu especial admiração pela criação de Bob Kane e Bill Finger.

Com o passar da idade, em 1992, Jou Ventania ganhou de fato a aparência de um herói com elementos baseados nos contos de vampiros. Em 1995, Nery criou seu primeiro personagem cômico, Jucal, para ser protagonista de uma redação escolar. Em 1997, lançou a primeira versão do fanzine de Jou Ventania. Entre os anos de 1998 e 1999 se formou em Histórias em Quadrinhos no curso Oberg, e por um período estudou desenho artístico no SESC do Engenho de Dentro.

Em 2002, criou o site Batman – A Trajetória, sendo o mais completo sobre o personagem em língua portuguesa e se tornando uma referência mundial, seguindo a linha surgiu o site Brasil Comics, um catalogo on-line que pela primeira vez listou os diversos heróis criados no Brasil, e os divulgou em nível nacional, já que antes estavam restritos ao público que acompanhava-os em fanzines locais.

No ano de 2003, Lincoln trabalhava como assistente administrativo, mas criava peças de divulgação interna para a empresa na qual atuava, usando a linguagem de quadrinhos e seus personagens. No ano seguinte fez parte do grupo teatral BonDefú, e estudou técnicas de atuação e roteiro para teatro na Faetec, ganhando em terceiro lugar com “Passarinho que acompanha João de Barro, vira servente de pedreiro” em sua coautoria ao lado do ator Martenze Marte, o Festival de Esquetes do Sobrado Cultural. Em 2007, ingressou na faculdade de Comunicação Social com foco em Publicidade e Propaganda, onde estudou roteiro publicitário.

No ano de 2009, lançou uma nova versão impressa de Jou Ventania e nesse ano criou mais de 11 webcomics do personagem que foram publicadas nos principais sites e blogs da época como; HQNado, Senarte Quadrinhos, Zine Brasil e Oi – Vilania Comics. Nesse ano, foi indicado do 22º Troféu HQMix, nas categorias; “Melhor Lançamento” por Jou Ventania nº1 e “Desenhista Revelação” por “Os Patriotas” publicado em HQNado nº8. Também foi indicado ao 26º Prêmio Ângelo Agostini como “Melhor Lançamento” de 2009 por Jou Ventania nº1

Em 2012, com o fim do site sobre o Homem-Morcego, Nery compilou o material no livro Batman A Trajetória: Uma Viagem na História do Cavaleiro das Trevas, além de lançar o guia Brasil Comics: Super-Heróis Brasileiros e Publicidade em Quadrinhos: A Força dos Super-Heróis, todos pela editora Agbook.

Em 2016, voltou a ser indicado ao HQMix por Jou Ventania x Blenq, e lançou a primeira edição da HQ Um Mundo Preto e Branco e o livro Batman A Trajetória: Qual o Segredo do Morcego?



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • lincnery
  • Adicionado por
    lincnery
    em 25/08/2016 11:53:00